Skip to content Skip to footer

Julgamento de líderes da trama golpista entra na reta final

(Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9), a partir das 9h, o julgamento do núcleo 1 da trama golpista, que evolve os líderes da tentativa de Golpe de Estado, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados. 

O julgamento começou na semana passada, quando foram ouvidas as sustentações das defesas do ex-presidente e dos demais acusados, além da manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, favorável à condenação de todos os réus.

Agora, nesta semana, o colegiado vai iniciar a votação que pode condenar Bolsonaro e os outros réus a mais de 30 anos de prisão. Foram reservadas as sessões dos dias 9,10,11 e 12 de setembro para finalização do julgamento. 

Na terça-feira (9), a sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. Em seguida, será passada a palavra ao relator, ministro Alexandre de Moraes, que será o primeiro a votar. Após o voto do relator, os demais integrantes da turma vão proferir seus votos na seguinte sequência: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

A maioria de votos pela condenação ou absolvição ocorrerá com três dos cinco votos do colegiado. Caso o placar fique em 4 x 1 contra Bolsonaro e os demais réus, eles terão direito a mais um recurso para evitar a prisão, a ser analisado também pela Primeira Turma do STF. Já se o placar ficar em 3 x 2 contra os golpistas, o caso poderá ser julgado novamente e levado a plenário, com votos dos 11 ministros.   

A prisão dos réus que forem condenados não vai ocorrer de forma automática após o julgamento e só poderá ser efetivada o após a análise dos recursos contra a condenação.

Bookmark

Mais Matérias

08 set 2025
Presidente da Casa diz que há compromisso de votar matéria o quanto antes
“Na vida, não adianta querer quebrar o espelho por não gostar da imagem”, criticou ministro
08 set 2025
Líder do PL acompanhou discussões sobre multilateralismo, rejeitado pela extrema direita
08 set 2025
Tarcísio demonstrou que não se importa em abraçar o golpismo, mesmo que a economia do estado que ele governa seja a principal prejudicada pelo tarifaço de Dona
08 set 2025
Cantora estava internada desde julho no Rio de Janeiro, falecendo devido a uma parada cardíaca

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário