Jornalista Maurício Kubrusly, de 80 anos, está internado na UTI do hospital Santa Casa da Misericórdia de Itabuna, no sul da Bahia. Ele precisou de socorro após sofrer uma queda. De acordo com a assessoria do hospital, o jornalista foi transferido para a unidade neste domingo (14) e passou por um procedimento para drenar um hematoma.
Kubrusly, que trabalhou na TV Globo por 34 anos, foi diagnosticado com demência frontotemporal (DFT) – a mesma doença que afeta o ator estadunidense Bruce Willis.
A condição foi revelada publicamente em agosto de 2023, em um reportagem especial do “Fantástico” sobre os 50 anos do programa. Após o diagnóstico, o jornalista chegou a cogitar a eutanásia, mas foi dissuadido pela esposa, com quem se mudou para a Bahia em busca de mais tranquilidade.
Kubrusly deixou a Globo em maio de 2019, após já estar afastado por problemas de saúde. Ficou conhecido nacionalmente pelo quadro “Me leva, Brasil”, exibido entre 2000 e 2017, no qual viajava pelo país em busca de histórias inusitadas. Sua carreira foi registrada no documentário “Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar Por Aí”, disponível no Globoplay.
A demência frontotemporal afeta principalmente as áreas do cérebro relacionadas ao comportamento, personalidade e linguagem. Os primeiros sintomas costumam ser mudanças de humor e conduta, diferindo do Alzheimer, que geralmente começa com perda de memória.
Bookmark