Skip to content Skip to footer

Infartos crescem entre jovens no Brasil

Infarto entre jovens
(Foto: Freepik/Reprodução)

O infarto, historicamente associado a pessoas mais velhas, tem atingido cada vez mais brasileiros com menos de 40 anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2022 e 2024, foram mais de 234 mil atendimentos nessa faixa etária, com 7,8 mil mortes. São Paulo lidera o número de óbitos, seguido pelo Rio de Janeiro.

O que está por trás desse aumento?

Especialistas alertam que grande parte dos casos poderia ser evitada. Fatores como tabagismo, colesterol elevado, hipertensão, obesidade, diabetes, uso de drogas e anabolizantes estão entre os principais responsáveis. O cigarro segue como vilão, mas o uso de esteroides e cigarros eletrônicos também representa riscos elevados, mesmo em jovens aparentemente saudáveis.

A Covid-19 deixou marcas que vão além da infecção. O isolamento reduziu a prática de exercícios, mudou hábitos alimentares, afetou o sono e aumentou o estresse. Esse cenário favoreceu o acúmulo de gordura visceral, relacionada a infartos precoces.

Dessa maneira, atrasos em exames e consultas dificultaram a detecção de problemas. Pesquisas ainda apontam que o coronavírus pode causar inflamações no coração e nos vasos sanguíneos, ampliando os riscos.

Perfil dos casos

Nos últimos três anos, homens até 40 anos passaram por mais de 156 mil atendimentos ligados a infartos, enquanto mulheres somaram cerca de 77 mil. A maior parte ocorre entre 31 e 40 anos, mas há registros até mesmo em adolescentes e crianças. O risco é ainda maior em regiões com acesso limitado à saúde, como Norte e Nordeste.

Atenção aos sinais

Dor no peito, falta de ar e formigamento nos braços não devem ser ignorados. A prevenção passa por hábitos saudáveis desde cedo, combate ao cigarro, drogas e anabolizantes, além do acompanhamento médico regular.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário