Skip to content Skip to footer

Homem negro é morto por segurança ao entrar com cachorro em supermercado em Santo André

O caso gerou comoção e mobilizou movimentos sociais contra a violência racial e a criminalização da população negra. (Foto: Reprodução)

Um homem negro de 29 anos, Felipe Moraes Oliveira, foi morto a tiros na manhã de terça-feira (27) por um segurança do supermercado Loyola, no Jardim do Estádio, em Santo André (SP), após tentar entrar no estabelecimento acompanhado de seu cachorro. O caso gerou comoção e mobilizou movimentos sociais contra a violência racial e a criminalização da população negra.

De acordo com relatos da família e testemunhas, Felipe foi impedido de entrar com o animal e, em meio a uma discussão, o segurança efetuou um disparo que o atingiu no abdômen. Ferido, Felipe correu em busca de ajuda em uma farmácia vizinha, mas morreu no local antes da chegada do socorro médico.

O segurança foi identificado e preso pela Polícia Civil após se entregar espontaneamente no Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André. O nome do suspeito não foi divulgado.

Felipe era artesão, artista e figura conhecida em cenas culturais da região, participando ativamente de batalhas de rimas e exposições artísticas. Sua esposa, Evelyn da Silva, relatou em redes sociais que ele havia saído de casa para comprar pão com o cachorro e não retornou.

O cão foi resgatado horas depois por familiares, em meio à comoção pelo ocorrido. Movimentos negros e organizações como o Movimento Negro Unificado (MNU)Unegro e Uneafro marcaram uma manifestação para esta sexta-feira (29), na Praça Carijós, em Santo André, para exigir justiça e combater o que classificam como “racismo estrutural e violência institucional”.

Em nota, as entidades destacaram:

“Mais uma vida interrompida pelo racismo estrutural, pela violência policial e pelo descaso que atingem diariamente as periferias. Mesmo após sua morte, segue sendo violentado por narrativas midiáticas que tentam retratá-lo como ameaça.”

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário