Skip to content Skip to footer

Grupo é alvo da PF por vender canetas emagrecedoras de origem clandestina

Canetas emagrecedoras
(Foto: Internet/Reprodução)

A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (21) a Operação Ignota, com o objetivo de desmontar uma rede criminosa envolvida na importação clandestina e venda de medicamentos para emagrecimento de origem desconhecida. A ação aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) e em São Gonçalo (RJ), com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em uma clínica médica e nas residências dos investigados.

As investigações começaram após um aumento significativo nas apreensões de remédios para emagrecer em aeroportos do país. Segundo a PF, os produtos eram trazidos ilegalmente do exterior e revendidos a clínicas médicas, sem controle de procedência ou condições adequadas de armazenamento.

Um dos pontos que chamou a atenção dos investigadores foi a prisão de um servidor da Anvisa, acusado de desviar cerca de 100 canetas emagrecedoras que haviam sido apreendidas. O caso levantou suspeitas sobre o envolvimento de profissionais da área da saúde e levou à identificação do grupo responsável pela comercialização irregular.

Entre os medicamentos desviados está o Mounjaro, aprovado pela Anvisa em 2023 para o tratamento de diabetes tipo 2, mas que vem sendo usado de forma indevida para emagrecimento. O fármaco, vendido apenas sob prescrição médica e com preços que ultrapassam R$ 2 mil, tem alto potencial de risco quando utilizado sem acompanhamento profissional.

De acordo com a PF, os investigados podem responder por importação e venda de medicamentos sem procedência legal, além de receptação qualificada. A corporação alerta que o uso de substâncias sem registro e controle adequado coloca em risco a saúde pública, devido à falta de garantia sobre composição, transporte e armazenamento dos produtos.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

17 dez 2025

Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco

Líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo

Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro

PT vai recorrer ao Supremo contra manobra de senadores para evitar que o projeto volte à Câmara
17 dez 2025

Memória: em vídeo de 2002, Zezé Di Camargo aparece ao lado de Lula comemorando eleição de petista

Imagens mostram o sertanejo visitando a sede do PT em São Paulo em 30 de outubro para celebrar o resultado eleitoral
17 dez 2025

Supersalários: sob sigilo, CNJ autoriza “penduricalho” bilionário a juízes do Paraná

Cifra bilionária é explicada pelo período de abrangência, já que a decisão reconhece o direito ao pagamento retroativo desde 2015
17 dez 2025

Após ataques de Zezé Di Camargo, SBT é alvo de boicote de bolsonaristas

Extremistas alegam que SBT teria “mudado de lado” para se aproximar do governo Lula e do Judiciário

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário