Skip to content Skip to footer

Grupo é alvo da PF por vender canetas emagrecedoras de origem clandestina

Canetas emagrecedoras
(Foto: Internet/Reprodução)

A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (21) a Operação Ignota, com o objetivo de desmontar uma rede criminosa envolvida na importação clandestina e venda de medicamentos para emagrecimento de origem desconhecida. A ação aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) e em São Gonçalo (RJ), com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em uma clínica médica e nas residências dos investigados.

As investigações começaram após um aumento significativo nas apreensões de remédios para emagrecer em aeroportos do país. Segundo a PF, os produtos eram trazidos ilegalmente do exterior e revendidos a clínicas médicas, sem controle de procedência ou condições adequadas de armazenamento.

Um dos pontos que chamou a atenção dos investigadores foi a prisão de um servidor da Anvisa, acusado de desviar cerca de 100 canetas emagrecedoras que haviam sido apreendidas. O caso levantou suspeitas sobre o envolvimento de profissionais da área da saúde e levou à identificação do grupo responsável pela comercialização irregular.

Entre os medicamentos desviados está o Mounjaro, aprovado pela Anvisa em 2023 para o tratamento de diabetes tipo 2, mas que vem sendo usado de forma indevida para emagrecimento. O fármaco, vendido apenas sob prescrição médica e com preços que ultrapassam R$ 2 mil, tem alto potencial de risco quando utilizado sem acompanhamento profissional.

De acordo com a PF, os investigados podem responder por importação e venda de medicamentos sem procedência legal, além de receptação qualificada. A corporação alerta que o uso de substâncias sem registro e controle adequado coloca em risco a saúde pública, devido à falta de garantia sobre composição, transporte e armazenamento dos produtos.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto
24 out 2025

Para livrar Eduardo, bolsonaristas criam a “traição premiada”

Arquivamento de processo de cassação de deputado no Conselho de Ética da Câmara expõe cinismo de bancada bolsonarista

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário