O vice-secretário de Estado do governo Trump, Christopher Landau, voltou a fazer ameaças ao Brasil e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por causa da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) por liderar uma tentativa de golpe para permanecer no poder após a derrota nas eleições de 2022. Em duas publicações nas redes sociais nesta quarta-feira (17), Landau cobrou que o Brasil “controle” Moraes, e chamou o processo contra Bolsonaro de “farsa política”.
“Os Estados Unidos continuam esperando que o Brasil controle seu descontrolado Juiz Moraes, da Suprema Corte, antes que ele destrua completamente o relacionamento que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos”, alegou o trumpista.
CHANTAGEM: Após condenação de Bolsonaro, EUA ameaçam Brasil com novas sanções
New York Times aponta que ‘Brasil teve sucesso onde os EUA falharam’ ao proteger a democracia
Eduardo Bolsonaro sugere envio de caças dos EUA ao Brasil
“Em vez de qualquer tentativa de resolver a crise, o Brasil está permitindo que esse violador de direitos humanos sancionado intensifique seu abuso do processo judicial para perseguir uma agenda descaradamente política”, disse ele.
O vice-secretário também fez referência a um mandado de prisão contra a brasileira Flávia Magalhães, cidadã americana naturalizada residente na Flórida, por postagens em redes sociais com ataques ao Judiciário do Brasil. “Os Estados Unidos não permitirão que o Juiz Moraes estenda seu regime de censura ao nosso território”, afirmou ele.
Landau comentou ainda reportagem da Folha de São Paulo segundo o qual o STF pode decretar a prisão de Bolsonaro em regime fechado, caso o governo Trump imponha novas sanções contra o País e Moraes. “Se essa reportagem for precisa, apenas confirma que todo o processo ‘judicial’ em curso no Brasil é uma farsa política. Aqueles que alegam estar seguindo o Estado de Direito não podem aumentar a pena de um réu criminal à luz da resposta de terceiros à sua decisão”, escreveu, acrescentando que como o próprio presidente Trump e outras autoridades estadunidenses já afirmaram, o governo estadunidense “responderão adequadamente a essa caça às bruxas política e não serão dissuadidos por ameaças judiciais”.
Bookmark