Skip to content Skip to footer

Governo Lula troca dívida de planos por atendimento a pacientes do SUS

Governo troca dívida bilionária por atendimentos especializados no SUS.
Governo troca dívida bilionária por atendimentos especializados no SUS. (Foto: Internet/Reprodução)

A partir de hoje (01), pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde privados. A medida integra o programa “Agora Tem Especialistas”, criado em maio pela Presidência da República — sem passar pelo Congresso — e propõe que a exorbitante dívida dos planos privados possa ser paga com atendimentos e consultas.

O programa será fiscalizado e operacionalizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve transformar dívidas tradicionalmente difíceis de se recuperar em serviços reais:

As dívidas que antes iam para o Fundo Nacional de Saúde, mas não se convertiam em atendimento, agora viraram ações concretas para reduzir tempo de espera por atendimento e dar dignidade a quem mais precisa

explicou Padilha.

 As operadoras de saúde devem cerca de R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos, e a ideia é que possam pagar um pouco mais da metade dessa dívida oferecendo consultas, exames e cirurgias especializadas aos usuários do SUS.  A Lei nº 9.656/1998 obriga os planos de saúde a ressarcirem o SUS sempre que seus pacientes recorram a serviços públicos cobertos pelo contrato. 

Na prática, isso não acontece.  As operadoras acumulam dívidas bilionárias ao questionar valores, alegar carência ou recorrer à Justiça para adiar ou evitar o pagamento. Essa prática não é fruto de descuido, mas de uma estratégia deliberada que transfere custos ao Estado, compromete o financiamento do SUS e revela o velho discurso de sempre: privatizar lucros e socializar prejuízos.

Bookmark

Mais Matérias

13 ago 2025
Entre os 55 assassinatos, 78% das vítimas eram homens cisgêneros, 36,4% eram negras e 34,5% indígenas
13 ago 2025
Cerimônia realizada em Brasília apresentou todos os detalhes do programa que vai tentar minimizar os impactos dos ataques contra a economia brasileira
13 ago 2025
Corrida eleitoral pelas duas vagas que o Estado de Minas Gerais terá ao Senado em 2026 já mostra aquecimento
13 ago 2025
Bolsonarista aparece na frente em dois cenários testados pelo Instituto Ver
13 ago 2025
Inspirado em eventos internacionais, o encontro se espalha por cidades que integram o bioma da Mata Atlântica no Paraná

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário