O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última quarta-feira (08) a lei que institui o programa Luz do Povo, garantindo energia elétrica gratuita para famílias de baixa renda em todo o Brasil.
A nova regra vai zerar a conta de luz de até 80 kWh por mês para 17 milhões de famílias de baixa renda já cadastradas no CadÚnico, alcançando aproximadamente 60 milhões de pessoas. O cadastro funciona como a base oficial de identificação das famílias em situação de vulnerabilidade e permite a aplicação automática do benefício pelas distribuidoras de energia.
- Lula inaugura fábrica da BYD na Bahia; serão gerados 20 mil empregos
- Lula mantém liderança em todos os cenários na nova pesquisa Quaest sobre as eleições de 2026
- Efeito Lula: preço da cesta básica cai em 22 de 27 capitais
A partir de janeiro de 2026, o programa será ampliado para famílias com renda entre meio e um salário mínimo per capita, que terão desconto na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em consumos de até 120 kWh/mês, beneficiando mais 55 milhões de brasileiros.
Com custo estimado em até R$10 bilhões por ano, financiados pela própria CDE, o Luz do Povo se soma ao Gás do Povo como parte do pacote de alívio no orçamento das famílias mais pobres e consolida uma das principais bandeiras sociais do governo Lula.
Bookmark