Skip to content Skip to footer

Gana, Nigéria e Costa do Marfim planejam candidatura conjunta para sediar Copa do Mundo

A iniciativa, que rapidamente ganhou destaque na imprensa da África Ocidental, visa repetir o bem-sucedido modelo de sede compartilhada

Os governos de Gana, Nigéria e Costa do Marfim iniciaram conversas para formular uma candidatura conjunta com o objetivo de sediar uma futura edição da Copa do Mundo da FIFA. O anúncio foi feito pelo ministro do Esporte de Gana, Kofi Adams, durante entrevista ao programa “Sports Nation”, em uma TV local.

A iniciativa, que rapidamente ganhou destaque na imprensa da África Ocidental, visa repetir o bem-sucedido modelo de sede compartilhada, seguindo o exemplo dos Estados Unidos, Canadá e México, que são os responsáveis pela organizarão do torneio de 2026.

Adams afirmou que as obras de infraestrutura e modernização de estádios impulsionadas pelo presidente ganense, John Dramani Mahama, já colocam os três países em condições de atender aos padrões exigidos pela FIFA.

“Os Jogos Africanos de 2023 em Accra provaram nossa capacidade. Recebemos 54 nações sem grandes atrasos ou problemas de segurança”, argumentou o ministro, usando o evento como um cartão de visitas para a proposta.

O timing do anúncio é fortalecido pelo momento esportivo favorável. A seleção de Gana, os Black Stars, garantiu vaga para a Copa de 2026 de forma invicta nas eliminatórias, reacendendo o ânimo da torcida e, segundo Adams, comprovando o sucesso das reformas aplicadas no futebol local desde 2022.

Próximos passos e desafios

De acordo com informações de fontes especializadas, diplomatas dos três países já discutem aspectos logísticos da candidatura, incluindo a seleção de estádios, o financiamento das obras e o cronograma de preparação.

Especialistas ponderam, no entanto, que a FIFA só deve publicar o edital para as Copas após 2034, o que significa que qualquer plano oficial terá de aguardar o aval e as regras do órgão máximo do futebol mundial.

Se a candidatura for concretizada e aprovada, será a primeira vez que três países da África Ocidental dividirão a organização de uma Copa do Mundo. Economistas do Banco Africano de Desenvolvimento estimam que o megaevento tem o potencial de injetar bilhões de dólares na economia regional, além de modernizar sistemas de transporte aéreo e ferroviário.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário