Skip to content Skip to footer

Fux quer criar “polo bolsonarista” no STF

Na Segunda Turma, Fux formará a "bancada bolsonarista" ao lado de Nunes Marques e André Mendonça
Fux “embaralha” o jogo e se junta a Nunes Marques e Mendonça. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Depois de ficar isolado por ter sido o único a votar pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luiz Fux pediu e foi autorizado a ser transferido para a Segunda Turma da Corte. Ele vai ocupar a vaga aberta pela saída de Luís Roberto Barroso. Na prática, mais do que escapar do isolamento, o que o magistrado pretende com a iniciativa criar um “polo bolsonarista” no tribunal.

Além de Fux, a Primeira Turma – responsável pelo julgamento dos réus da trama golpista – era até então composta pelos ministros Alexandre de Moraes – relator do processo -, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Nessa configuração, Fux era voto vencido como representante do bolsonarismo no colegiado.

Inicialmente, com a aposentadoria antecipada de Barroso, a vaga na Segunda Turma seria ocupada pelo novo ministro a ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O nome mais cotado é o do Advogado-Geral da União, Jorge Messias. Nesse caso, além de Messias, a composição desse colegiado teria os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça.

Os dois últimos foram indicados pelo Jair Bolsonaro, e como tal, votaram pela anulação do processo do golpe contra o ex-presidente, ou por penas menores para os réus dessa ação e da que apura os responsáveis pelo 8 de janeiro. Assim, a correlação de forças se manteria com dois magistrados (Nunes Marques e Mendonça) alinhados ao bolsonarismo, e os outros três (Mendes, Toffoli e o novo indicado de Lula), com a disposição de punição rigorosa aos golpistas.

Ao se transferir para a Segunda Turma, Fux “embaralha” o jogo. Junto com Nunes Marques e Mendonça, ele formará no colegiado um contraponto à Primeira Turma, já que a “bancada bolsonarista” passaria a ter maioria de 3 a 2 no colegiado.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
23 out 2025

Câmara aprova urgência para criação da bancada cristã

A medida permite que o texto seja votado diretamente em plenário, sem passar pelas comissões temáticas
23 out 2025

Governo federal lança programa inédito para pacientes com câncer no SUS

Medida contempla auxílio financeiro, destinado a cobrir despesas com transporte, alimentação e hospedagem durante o período de radioterapia
23 out 2025

Maracanã e imóveis da Uerj entram em lista de venda do governo do Rio

A medida faz parte de uma estratégia para permitir a adesão do estado a programa que possibilita o abatimento de parte da dívida com a União

Às vésperas da COP30, licença na Amazônia provoca indignação

Recente autorização do Ibama à Petrobras libera perfuração exploratória na bacia da Foz do Amazonas

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário