Nesta quarta-feira (17), um grupo de vereadores e deputados lança a Frente Nacional de Parlamentares em Defesa da Tarifa Zero, com a promessa de tirar o transporte público do balcão de negócios e recolocar a mobilidade no campo do direito. A perspectiva é de enfrentar a tarifa como um filtro de classe que expulsa o trabalhador da cidade.
A programação do lançamento prevê quatro painéis — do “direito social” aos “modelos de financiamento”, passando pela relação com o Governo Federal e pelos relatos de cidades que já testam ou operam a política — e se ancora também numa série gravada com apoio técnico-operacional da TVT, com diferentes perspectivas sobre o tema.
Os quatro episódios vão ao ar às 18h, após o TVT News 2ª edição, nos dias 16, 23 e 30 de dezembro e 6 de janeiro. Depois, haverá transmissões adicionais: a produção volta como especial em 5 capítulos, de 19 a 23/01.
- PL da Dosimetria é “pró-facção” e não passa no Senado, avisa Otto Alencar
- Senador Alessandro Vieira vai pedir rejeição total do PL da Dosimetria
- Engenheiro influente entre magnatas do Vale do Silício diz que Bolsonaro era ‘pequeno demais para o papel’ dado pela história
A vereadora Bia Alcantara (PT), de Cascavel (PR), afirma que o fórum serve para “fortalecer esse movimento em cada município” e construir uma rede capaz de traduzir o projeto em soluções práticas conforme cada realidade. Ela também mira o núcleo do impasse: “a gente já entendeu que existem várias formas de fazer isso. O que falta é interesse público”, ressaltou a parlamentar.
Nos bastidores dessa costura, o vereador Clóvis Girardi (PT), de Santo André (SP), é citado como um dos responsáveis por puxar a mobilização inicial e abrir pontes entre estados e municípios, ajudando a transformar experiências locais em articulação nacional.
A Frente tenta nacionalizar uma prática que já existe em 137 municípios e entra na disputa quando o Governo Lula passou a fazer um estudo técnico sobre o financiamento da Tarifa Zero.
Para o grupo de parlamentares, essa pode ser a oportunidade de tratar mobilidade como política estruturante e direito que aumenta o acesso real e irrestrito à educação, saúde, cultura e lazer.
Para mais informações acesse o site http://parlamentarespelatarifazero.com.
Bookmark