Skip to content Skip to footer

Financial Times analisa que ofensiva internacional de Eduardo Bolsonaro contra o Brasil “fracassou espetacularmente”

Financial Times analisa que ofensiva internacional de Eduardo Bolsonaro contra o Brasil "fracassou espetacularmente"

O jornal britânico Financial Times publicou nesta segunda-feira (1º) uma análise contundente sobre a situação da família Bolsonaro, afirmando que a ofensiva internacional conduzida pelo deputado Eduardo Bolsonaro para tentar impedir a prisão do pai “fracassou espetacularmente” e acabou por aprofundar a crise que atinge o clã.

Segundo a publicação, Eduardo atuou nos Estados Unidos para convencer o governo de Donald Trump a pressionar o Judiciário brasileiro, mas o gesto “saiu espetacularmente pela culatra”. As tarifas de 50% sobre produtos brasileiros impostos pelos EUA irritaram empresários, desgastaram Brasília e não produziram qualquer recuo do Supremo Tribunal Federal.

O jornal descreve Eduardo Bolsonaro em “autoexílio nos EUA” e sob risco de responder por obstrução de Justiça caso retorne ao Brasil. A tentativa do deputado, avalia a reportagem, expôs a perda de rumo do bolsonarismo e acelerou sua desintegração política.

“Os erros da família Bolsonaro levaram a uma destruição significativa do valor da marca política”, afirmou uma fonte do mercado financeiro brasileiro ao FT. “A família enlouqueceu e o que Eduardo fez é absolutamente repreensível”, completou.

A publicação retrata Jair Bolsonaro como “solitário e abatido” no momento de sua prisão em 22 de novembro, destacando que a alegação do ex-presidente sobre danificar a tornozeleira devido a alucinações causadas por remédios foi tratada por analistas como mais um capítulo de desgaste.

“O eleitor olha para o bolsonarismo e diz: ‘que porcaria é essa? O cara enlouqueceu'”, afirmou Murillo de Aragão, da Arko Advice, ao Financial Times.

O jornal aponta que a extrema-direita brasileira tenta agora se reorganizar em torno de um nome que não pertença ao clã Bolsonaro. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é descrito como o favorito do setor empresarial e da elite conservadora para assumir a liderança do espectro político em 2026.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

05 dez 2025

“Da Lata”: quando Fernanda Abreu ajudou a moldar o pop brasileiro

Álbum não apenas desafiou o status quo, mas abriu caminho para toda uma geração de artistas que, décadas depois, consolidariam o estilo musical
05 dez 2025

Jovem liderança LGBT de Santa Catarina prova que esquerda não tem que “falar manso” para furar bolha

Sem medo do debate, Jean Volpato se elegeu vereador com a maior votação da história do PT de Blumenau
06 dez 2025

Itália cria crime específico de feminicídio e impõe pena de prisão perpétua

A proposta, apresentada pelo governo e já aprovada pelo Senado meses antes, recebeu apoio unânime na Câmara, encerrando uma lacuna histórica na legislação penal
06 dez 2025

Visita sigilosa de Joesley Batista a Maduro agita bastidores diplomáticos

Fontes afirmam que Joesley tentou reforçar a mensagem do governo estadunidense pela renúncia pacífica de Maduro
06 dez 2025

Acervo inédito de Janis Joplin chega ao MIS em 2026

Mais de 300 itens ligados à artista, entre figurinos de palco, fotografias pouco conhecidas, manuscritos e objetos de uso pessoal, chegam ao Brasil
05 dez 2025

Vereadora bolsonarista do Paraná elogia ditadura e defende generais golpistas

Segundo parlamentar, militares “não deixaram o Brasil ser comunista”
05 dez 2025

Bolsonaristas desesperados: “Trump nos abandonou”

Clima ruim se intensificou ainda mais depois da informação de que Trump deve revogar a inclusão do ministro Alexandre de Moraes na Lei Magnistky

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário