Skip to content Skip to footer

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita 

Com programação totalmente gratuita, o evento reúne autores consagrados, editoras independentes, coletivos culturais e leitores em uma semana de debates, lançamentos, saraus, slams e atividades dedicadas a públicos de todas as idades. (Foto: Divulgação)

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. Entre os dias 03 e 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico, que chega a uma nova edição reafirmando o papel transformador e criativo da palavra escrita nas periferias brasileiras. 

Com programação totalmente gratuita, o evento reúne autores consagrados, editoras independentes, coletivos culturais e leitores em uma semana de debates, lançamentos, saraus, slams e atividades dedicadas a públicos de todas as idades.

Organizada pela Câmara Periférica do Livro, com coordenação da OSC Ação Educativa, a feira se consolida como um espaço de circulação de ideias e de visibilidade para a produção literária marginal, reconhecida por sua força estética e política. 

“A Feira do Livro Periférico é um encontro em que as vozes das quebradas ocupam o centro, mostrando que a literatura é também território de resistência, memória e invenção. Mais do que um evento, ela é uma afirmação de que nossas histórias, contadas a partir das periferias, têm valor e precisam ser reconhecidas”, afirma Eleilson Leite, coordenador da área de Cultura da Ação Educativa.

Programação

Foto: Divulgação.

A abertura, marcada para 3 de setembro, às 19h, traz a mesa Conexões periféricas: Rio – Porto Alegre, com os escritores Geovani Martins e José Falero, sob mediação da jornalista Adriana Couto. No dia seguinte, a programação destaca a mesa Prosa das escritoras periféricas, às 18h30, reunindo Lilia Guerra, Helena Silvestre e Erika Balbino, com mediação de Jéssica Balbino, em uma conversa sobre a força da narrativa feminina nas quebradas.

Entre os destaques, a obra Capão Pecado ganha espaço em uma releitura 25 anos depois, no dia 5 de setembro, às 19h. O escritor Ferréz revisita o livro que se tornou marco da literatura marginal, com comentários de Dinha, Elizandra Souza e Binho. Ainda no dia 5, às 14h, a mesa Literatura periférica fantástica reúne Israel Neto e Carolina Mancini para explorar novas narrativas e gêneros emergentes da cena independente.

A programação também abre espaço para a produção em quadrinhos. No dia 6 de setembro, às 14h, Marcelo D’Salete, May Solimar e Paulo Batista discutem os impactos culturais das HQs periféricas. Ao longo da semana, autores como Varneci Nascimento, Josué Gonçalves e Tiely participam de conversas e mesas, além de lançamentos coletivos de editoras independentes e iniciativas como a EMBUscadasARTES.

O público infantil e juvenil também é contemplado. No dia 7 de setembro, às 10h, a mesa Literatura periférica para crianças e adolescentes traz autores como Toni C. e Nivaldo Brito, seguida pelas Brincadeiras Poéticas com Carol e Thiago Peixoto. A oralidade, marca da literatura periférica, estará presente em momentos de celebração com o Slam Marginália, o Menor Slam Mundo e saraus como Poesia na Faixa + LibertArte.

Sobre a Ação Educativa
Fundada em 1994, a Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura, da juventude, da tecnologia e do meio ambiente na perspectiva dos direitos humanos. 

O instituto realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadoras/es, jovens e agentes culturais, além de integrar campanhas e outras ações coletivas que visam à garantia desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com as necessidades e interesses da população. Sua missão é a defesa de direitos educativos, culturais e das juventudes, tendo em vista a promoção da democracia, da justiça social e da sustentabilidade socioambiental no Brasil.

Serviço
Feira do Livro Periférico 2025
Data: 03 a 07 de setembro de 2025
Local: Sesc Consolação – São Paulo/SP
Acesso: Entrada gratuita

Para saber mais, acesse o site da organização do evento.

Bookmark

Mais Matérias

Cid requereu sua inclusão na cota compulsória, mecanismo que permite ao militar solicitar a saída da ativa antes de completar os 35 anos de serviço obrigatório
Gravações foram divulgadas por um canal de streaming e trazem falas da secretária-geral da Presidência pedindo união dentro do governo
02 set 2025
De acordo com a corporação, a vereadora teria atrapalhado o trabalho dos agentes durante uma reintegração de posse
02 set 2025
Por trás da movimentação também estão as articulações para as eleições presidenciais de 2026
02 set 2025
Presidente da Câmara avisou não haver maioria para votar uma anistia “ampla, geral e irrestrita” como querem os bolsonaristas

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário