Skip to content Skip to footer

Federação Norueguesa de Futebol reverte renda após goleada sobre Israel para vítimas em Gaza

Federação Norueguesa de Futebol reverte renda após goleada sobre Israel para vítimas em Gaza

A Associação Norueguesa de Futebol (NFF) tinha anunciado, no último mês de setembro, que doaria a renda obtida com a venda de ingressos para o jogo entre Noruega e Israel à organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), para ajudar a aliviar o “sofrimento humanitário” em Gaza.

A partida, válida pelas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026, ocorreu no dia 11 de outubro, em Oslo, com goleada dos noruegueses por 5×0, com direito a hat-trick de Haaland.

O estádio recebeu cerca de 27 mil torcedores e como prometido, a renda será doada para as vítimas do genocídio em Gaza.

O jogo “será disputado em um contexto de grave sofrimento humanitário e não somos e nem podemos permanecer indiferentes a isso”, declarou em entrevista coletiva a presidente da NFF, Lisa Klaveness no mês passado. “Acreditamos que é totalmente justificado doar a arrecadação da venda de ingressos para o Médicos Sem Fronteiras, que está fornecendo ajuda humanitária concreta e de emergência em Gaza”, acrescentou.

“Estamos comovidos ao ver que há doadores dispostos a fazer uma contribuição tão significativa para apoiar nossos colegas imersos em uma situação brutal e desesperadora em Gaza, onde precisam de todo o apoio possível, tanto financeiro quanto moral”, reagiu Lindis Hurum, secretário-geral da filial norueguesa do MSF.

A Noruega lidera o Grupo I das Eliminatórias com cinco vitórias em cinco jogos, à frente da Itália e de Israel. Vale lembrar que a federação norueguesa também foi responsável por pedir o banimento de Israel das competições internacionais.

“Trabalho nessa questão com base em princípios, mas não boicotaremos por conta própria. Um boicote só resultaria na ida de Israel à Copa do Mundo em nosso lugar”, disse Klaveness no podcast norueguês Pop and Politics.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto
24 out 2025

Para livrar Eduardo, bolsonaristas criam a “traição premiada”

Arquivamento de processo de cassação de deputado no Conselho de Ética da Câmara expõe cinismo de bancada bolsonarista

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário