Skip to content Skip to footer

FBI discute classificar pessoas trans como “extremistas violentos”

(Foto: Getty Images/Reprodução)

Um novo relatório do jornalista independente Ken Klippenstein aponta que o FBI, sob o governo Trump, estuda medidas para enquadrar pessoas transgênero na categoria de “extremistas violentos”. A discussão teria ganhado força após o assassinato, em 10 de setembro, do ativista conservador Charlie Kirk.

O principal suspeito do ataque, Tyler Robinson, vivia com um colega de quarto que, segundo autoridades, está em processo de transição de gênero. Esse parceiro, no entanto, não teve participação no crime e, de acordo com o governador de Utah, Spencer Cox, “tem colaborado amplamente com as investigações”. Ainda assim, fontes internas afirmam que o episódio vem sendo usado para sustentar planos de direcionar investigações contra pessoas trans.

De acordo com documentos citados por Klippenstein, a nova classificação daria ao governo Trump não apenas respaldo político, mas também espaço para intensificar a vigilância sobre esse grupo.

Eles estão mirando pessoas trans apenas porque o parceiro do atirador era trans

disse um alto funcionário da inteligência, que conversou sob anonimato com o repórter.

Outro integrante da área de segurança nacional reforçou que não existe evidência sólida ligando a identidade de gênero do parceiro de Robinson às ações do suspeito. Mesmo assim, a morte de Kirk vem sendo interpretada dentro do governo como parte de uma “conspiração maior”.

O caso levanta preocupações entre defensores de direitos civis, que enxergam o movimento como tentativa de criminalizar a existência de pessoas trans. Para críticos, a iniciativa abre espaço para perseguições políticas e sociais mascaradas de segurança nacional.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário