Skip to content Skip to footer

FBI discute classificar pessoas trans como “extremistas violentos”

(Foto: Getty Images/Reprodução)

Um novo relatório do jornalista independente Ken Klippenstein aponta que o FBI, sob o governo Trump, estuda medidas para enquadrar pessoas transgênero na categoria de “extremistas violentos”. A discussão teria ganhado força após o assassinato, em 10 de setembro, do ativista conservador Charlie Kirk.

O principal suspeito do ataque, Tyler Robinson, vivia com um colega de quarto que, segundo autoridades, está em processo de transição de gênero. Esse parceiro, no entanto, não teve participação no crime e, de acordo com o governador de Utah, Spencer Cox, “tem colaborado amplamente com as investigações”. Ainda assim, fontes internas afirmam que o episódio vem sendo usado para sustentar planos de direcionar investigações contra pessoas trans.

De acordo com documentos citados por Klippenstein, a nova classificação daria ao governo Trump não apenas respaldo político, mas também espaço para intensificar a vigilância sobre esse grupo.

Eles estão mirando pessoas trans apenas porque o parceiro do atirador era trans

disse um alto funcionário da inteligência, que conversou sob anonimato com o repórter.

Outro integrante da área de segurança nacional reforçou que não existe evidência sólida ligando a identidade de gênero do parceiro de Robinson às ações do suspeito. Mesmo assim, a morte de Kirk vem sendo interpretada dentro do governo como parte de uma “conspiração maior”.

O caso levanta preocupações entre defensores de direitos civis, que enxergam o movimento como tentativa de criminalizar a existência de pessoas trans. Para críticos, a iniciativa abre espaço para perseguições políticas e sociais mascaradas de segurança nacional.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário