Skip to content Skip to footer

Exposição “Para todo sonho, chão” ocupa Museu Bispo do Rosário com obras que unem arte e debate social

(Imagem: Divulgação)

Após duas edições itinerantes que promoveram encontros espontâneos entre transeuntes e obras de arte em espaços públicos do Rio de Janeiro, o projeto Casa Pública estabelece sede temporária na galeria do Ateliê Gaia, no Museu Bispo do Rosário, em Jacarepaguá. A iniciativa, contemplada pelo edital Nossos Museus da SECEC RJ, resultou na exposição “Para todo sonho, chão”, que será inaugurada no dia 3 de setembro, às 14h, com entrada gratuita.

A mostra é um desdobramento da Residência Pública: do corpo ao território — primeiro programa de residência artística da plataforma — e reúne trabalhos das diretoras do Casa Pública, Mery Horta e Mariana Paraizo, dos artistas convidados Rafael Amorim e Ju Morais, e de 11 artistas do Ateliê Gaia, com curadoria de Carolina Rodrigues, Napê Rocha e Geovana Melo, da equipe do museu.

Ao longo de dois meses, o processo criativo incluiu conversas, trocas de experiências e itinerâncias pelo território da Colônia — área de dimensões equivalentes ao bairro de Copacabana —, intrinsicamente ligado à história do museu e dos artistas locais. Desse diálogo, surgiram as 28 obras que compõem a exposição, articulando reflexões sobre acesso à moradia, saúde mental, corporeidade e a relação entre o público e o privado.

Sonhar é vital, e ter um chão para tal é tão importante quanto

reflete Mery Horta, diretora do Casa Pública.

A exposição parte de discussões sobre seguridade física e emocional, necessárias tanto para sonhar acordado, com a conquista de uma casa, quanto para adentrar o universo onírico

disse Mery.

Napê Rocha, curadora e coordenadora de residência do museu, destaca a importância do território e do caráter processual da mostra:

O Ateliê Gaia reúne artistas que vivenciam cotidianamente o museu, um espaço que valoriza relações com as pessoas e sua história

afirmou Napê.

Além da exposição, o projeto inclui uma programação expandida com performances e oficinas gratuitas. No dia 20 de setembro, às 14h, uma ação coletiva percorrerá o trajeto do museu até uma praça simbólica no entorno, onde obras serão ativadas em espaço público. As oficinas, ministradas pelos artistas participantes, abordarão técnicas como costura, pintura, impressão e criação textual, para diferentes faixas etárias.

A exposição permanece em cartaz até 18 de outubro, de terça a sábado, das 9h às 17h, no Museu Bispo do Rosário, na Estrada Rodrigues Caldas, 3400, em Jacarepaguá.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário