Skip to content Skip to footer

Exposição imersiva resgata memórias e tradições do povo Mura, da Amazônia

Foto: Humberto Salgueiro/Divulgação

A exposição Amazônia Imersiva: narrativas indígenas, aberta nesta segunda-feira (27) no Centro de Realidade Estendida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), apresenta a história e as vivências do povo indígena Mura, originário da Amazônia. O projeto, gratuito, foi idealizado por Humberto Salgueiro, ex-aluno da PUCPR, com criação dos alumnis da instituição e músicos Darlison e Lucas Meireles, irmãos descendentes do povo Mura que vivem no norte do Paraná.

A mostra poderá ser visitada até o dia 11 de novembro, com sessões das 9h às 21h. Os interessados devem acessar o site oficial do evento para agendar data e horário. A classificação etária é livre.

A realização é da produtora Click Arte Cultura e Educativos e do coletivo Puxirum, palavra que, na língua Mura, significa trabalho coletivo. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc de Incentivo à Cultura.

A exposição combina tecnologia imersiva com os conhecimentos dos irmãos Meireles, projeção 360º, cenografia, iluminação especial e até cheiros da floresta, criando uma experiência sensorial completa. A iluminação interage com o som, simulando a transição do dia para a noite: durante o dia, ouvem-se cantos de pássaros e sons de animais diurnos; ao anoitecer, surgem os grilos e os sons da fauna noturna.

A mostra também aborda a chegada dos europeus à Amazônia, os impactos sobre o povo Mura e a dispersão desse grupo ao longo do tempo. Os idealizadores planejam levar a exposição para outras regiões do Paraná e, futuramente, para diferentes estados do país.

Segundo os organizadores, a proposta é utilizar a tecnologia como ferramenta para ampliar o conhecimento sobre os povos originários da Amazônia, tornando o aprendizado mais atrativo e acessível. O projeto busca ainda ser um instrumento de educação ambiental e valorização da cultura indígena. O povo Mura continua vivendo na Amazônia, especialmente em Autazes, no estado do Amazonas, próximo ao Rio Madeira.

*Com informações da Agência Brasil.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário