Skip to content Skip to footer

Ex-vereador do PL e professor é acusado de abusar sexualmente de pelo menos 11 alunos em escola do Paraná

Ex-vereador do PL e professor é acusado de abusar sexualmente de pelo menos 11 alunos em escola do Paraná
(Foto: Câmara Municipal de Irati/Divulgação)

O ex-vereador Helio de Mello (PL), 55 anos, preso desde 9 de outubro sob acusação de estupro de vulnerável e outros crimes sexuais, é investigado por abusar de pelo menos 11 crianças e adolescentes que eram seus alunos em uma escola estadual da zona rural de Irati, na região central do Paraná. As informações são da Polícia Civil do Paraná (PC-PR), que já ouviu mais de 60 estudantes e ex-alunos durante as investigações.

De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), os crimes teriam começado em 2017, com vítimas entre 11 e 17 anos. A denúncia lista 28 fatos relacionados a crimes sexuais, incluindo toques íntimos, envio de fotos e vídeos explícitos pelo ex-professor e solicitação de material de nudez em troca de vantagens financeiras. Em um dos casos, um adolescente relatou ter mantido relação sexual com o acusado.

Crimes e resposta institucional

Helio de Mello responde na Justiça pelos seguintes crimes:

Estupro de vulnerável;

Importunação sexual;

Assédio sexual majorado;

Favorecimento da prostituição ou exploração sexual de criança ou adolescente;

Satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente.

O advogado do acusado, Ricardo Mathias Lamers, recusou-se a comentar o caso, citando sigilo processual.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná informou que o professor foi afastado das funções. A Polícia Civil destacou que as investigações começaram após uma denúncia anônima pelo Disque 100.

Irmã do acusado também é denunciada

O MP-PR denunciou ainda uma das irmãs de Helio – que atuava como diretora na escola onde os crimes ocorreram – pelos crimes de prevaricação e omissão em casos de assédio sexual e exploração sexual de adolescentes. O nome dela não foi divulgado.

Cronologia do caso

  • 31 de agosto de 2025: A Justiça determinou o afastamento de Helio de Mello da escola, proibindo-o de ter contato com alunos e suspendendo-o do cargo.
  • 1º de setembro: Ele pediu licença remunerada de 90 dias da Câmara de Irati, onde era presidente, alegando tratamento de saúde.
  • 9 de setembro: Renunciou ao mandato de vereador, após 20 anos de atuação, quando já tramitavam três pedidos de cassação.

Helio de Mello era professor da rede estadual desde dezembro de 2003. O caso segue em investigação, com apoio do Conselho Tutelar e da Polícia Civil.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário