Skip to content Skip to footer

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy é preso

Nicolas Sarkozy
(Foto: AFP/Reprodução)

O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, começou nesta terça-feira (21) a cumprir pena de cinco anos de prisão, após ser condenado por conspiração no caso que investiga o suposto financiamento de sua campanha de 2007 com recursos do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi. Aos 70 anos, ele se tornou o primeiro ex-chefe de Estado francês a ser preso desde a Segunda Guerra Mundial.

Sarkozy foi levado pela manhã à penitenciária de La Santé, no 14º distrito de Paris, sob forte esquema de segurança. Do lado de fora, dezenas de apoiadores se reuniram em solidariedade, atendendo ao chamado de seu filho, Louis Sarkozy. Em mensagem publicada na rede X, o ex-presidente afirmou que “a verdade prevalecerá” e classificou o episódio como uma “humilhação para a França”.

A prisão de Sarkozy ocorre menos de um mês após a confirmação da sentença. Ele foi considerado culpado de ter se associado a assessores que buscaram apoio financeiro junto ao regime líbio, embora negue qualquer envolvimento direto. O ex-presidente insiste que o processo tem motivações políticas e já apresentou recurso, mantendo-se legalmente inocente até decisão definitiva.

Instalado em uma cela individual de nove metros quadrados, Sarkozy cumpre pena em isolamento, por questões de segurança. O espaço conta com cama, mesa, chuveiro e televisão. Ele poderá receber três visitas semanais e terá direito a uma hora de exercício por dia.

Antes de sua prisão, Sarkozy foi recebido pelo atual presidente Emmanuel Macron, que declarou ter agido “por humanidade” ao acolher seu antecessor. A defesa do ex-presidente classificou a detenção como “uma vergonha judicial”. O tribunal de apelação tem até dois meses para decidir sobre o pedido de liberdade apresentado por seus advogados.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário