Skip to content Skip to footer

Ex-ministro da Justiça de Bolsonaro vai para a Papuda; militares para quartéis

É a primeira vez na história do Brasil em que militares de alta patente são condenados e presos por tentarem um golpe de estado
Anderson Torres: ex-ministro foi condenado a 24 anos de prisão. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Ao declarar, nesta terça-feira (25), a conclusão do processo sobre a trama golpista liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro após as eleições de 2022, o ministro Alexandre de Moraes também determinou o início do cumprimento das penas dos condenados e o local em que eles ficarão presos.

Bolsonaro continuará na sede da Polícia Federal de Brasília, onde já estava preso preventivamente desde sábado (22), após ter violado a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda.

O ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, condenado a 24 anos de prisão, ficará no 19º Batalhão de Polícia Militar do DF, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

O general Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022, condenado a 26 anos, permanecerá na Vila Militar, no Rio de Janeiro (RJ), onde já está preso preventivamente desde dezembro de 2024 por obstrução da justiça.

O ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, também condenado a 24 anos, terá como local de cumprimento da pena as instalações da Estação Rádio da Marinha, em Brasília.

O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que pegou 21 anos de cadeira, ficará no Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, assim como o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, condenado a 19 anos.

É a primeira vez na história do Brasil em que militares de alta patente são condenados e presos por tentarem um golpe de estado.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário