Skip to content Skip to footer

Ex-ministro da Agricultura da China é condenado à morte por corrupção

Tang Renjian
(Foto: Guo Junfeng/VCG via Getty Images)

O ex-ministro chinês da Agricultura e Assuntos Rurais, Tang Renjian, foi condenado à morte neste domingo (28/9) pelo Tribunal Popular Intermediário de Changchun (província de Jilin), no mais recente avanço da campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping.

A condenação por corrupção está ligada ao abuso de poder que Tang Renjian cometeu entre 2007 e 2024, período em que ele teria aceitado ilegalmente 268 milhões de yuans (cerca de R$ 200 milhões) em propinas.

A sentença imposta a Tang Renjian é a pena de morte com suspensão condicional de dois anos, acompanhada da perda perpétua dos direitos políticos e do confisco de todos os bens pessoais. Os fundos e juros obtidos ilicitamente serão direcionados ao tesouro estatal, e medidas adicionais de recuperação de ativos ainda serão buscadas.

O ex-ministro ocupou cargos influentes no governo chinês, como diretor-adjunto do gabinete geral do grupo de liderança central para assuntos financeiros e econômicos e governador da província de Gansu.

Sua queda começou em maio de 2024, quando foi investigado e afastado do cargo. Em novembro de 2024, ele foi expulso do Partido Comunista da China e do serviço público. Julgado em 25 de julho deste ano no mesmo tribunal que proferiu a sentença, Tang Renjian declarou-se culpado e expressou remorso.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário