Skip to content Skip to footer

Evento gratuito e online destaca o poder criativo do figurino no audiovisual

A ação integra o projeto Vestindo Histórias, de Isbella Brasileiro, que circula por oito cidades do Paraná. Na foto, a edição de Ponta Grossa. Foto: Rudolfo Auffinger.

Entre os dias 10 e 13 de setembro, acontece a Semana Online de Figurino – Vestindo Histórias, evento gratuito que reúne figurinistas, diretoras de arte, fotógrafas e cineastas para debater o papel do figurino e suas conexões com a narrativa. A programação, composta por quatro encontros virtuais, aprofunda-se no processo criativo das roupas em cena e nos diálogos estabelecidos com cenografia, fotografia, direção e caracterização. Além de gratuito, o evento oferece certificação e dá destaque a artistas que constroem a linguagem visual do cinema, do teatro e da publicidade no Brasil. 

A abertura, nesta quarta-feira (10), traz a live “Homem com H e Outras Histórias: O Universo de Gabriella Marra”, figurinista responsável pelo longa Homem com H, de Esmir Filho, e que também atuou em produções como Meu Nome é Gal e Cyclone.

No dia 11 de setembro, a conversa “Do Detalhe ao Plano Geral: Figurino e Espaço Compartilhado” aborda a integração entre figurino, cenografia e fotografia. Participam: Ana Bona, diretora de arte em filmes como O Filho Eterno, Mirador e Partiu América; Fabíola Bonofiglio, arquiteta, cenógrafa e diretora de arte com formação em cenografia pela LABBA Firenze e projetos exibidos em festivais como Veneza, Sundance e San Sebastián — além de 11 prêmios de Melhor Direção de Arte; Renata Corrêa, diretora de fotografia premiada em Gramado 2025 pelo longa Nó; e Kenia Coqueiro, artista visual e caracterizadora que investiga a estética dos corpos e a construção de identidades.

A terceira live, no dia 12 de setembro, “Figurinistas em Cena: Narrativa Visual através da Roupa”, reúne três criadoras que traduzem histórias por meio do vestuário: Ana Cardoso, responsável por campanhas do Google, Coca-Cola e pela série Vidas Bandidas (Star+); Patrícia Cipriano, artista que atua entre teatro, audiovisual e performance com foco em expressões LGBTQIA+; e Mabe Roorda, figurinista formada em Design de Moda que já trabalhou em cinema, teatro e séries em países como Espanha e Inglaterra, além do Brasil, colaborando com nomes como Cristina Rodríguez e Pepe Reyes em produções da Netflix.

O encerramento, no dia 13 de setembro, traz “Direção e Vestir: Corpografias Narrativas”, que explora as relações entre direção, corpo e figurino. Estão confirmados: Maíra Lour, dramaturga e diretora da Súbita Companhia, pesquisadora em dança, teatro e audiovisual; Cássio Kelm, cineasta premiado internacionalmente e diretor do longa Mães do Derick; e Lua Voigt, diretora de publicidade reconhecida por trabalhos para marcas como Apple, Jeep, Nivea, Absolut e Discovery Channel.

Segundo a curadora Isbella Brasileiro, a Semana é um convite para reconhecer a força criativa das mulheres e dissidências de gênero no audiovisual: A ação integra o projeto Vestindo Histórias, que circula por oito cidades do Paraná — Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel, Guarapuava, Maringá, Londrina, Paranaguá e Curitiba, onde a etapa final acontece entre 15 e 19 de setembro.

Além da programação de debates, o projeto oferece um curso online em Libras voltado à comunidade surda de todo o Paraná. Com 40 vagas gratuitas para pessoas a partir de 16 anos, o curso conecta teoria e prática em conteúdos como fundamentos do figurino, processos criativos, corpo e identidade, ferramentas visuais e gestão de projetos.

A Semana Online de Figurino – Vestindo Histórias é uma realização aprovada pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.Serviço:
As transmissões são gratuitas e acontecem no canal de Isbella Brasileiro no YouTube, com acesso pelo site vestindohistorias.art.br.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

Congadar: congado psicodélico de MG na resistência contra o racismo e a intolerância

Banda Congadar, de Sete Lagoas, combina guitarras com ritmos derivados de religiões de matriz africana e letras politizadas
30 out 2025

Conheça Thiagson, o professor que defende o funk como caso de política, e não de polícia

Na CPI dos Pancadões, ele expôs o racismo e o moralismo que cercam o funk
02 nov 2025

Major da PM busca auxílio de traficante para recuperar carro roubado

A prova do contato está em mensagens de texto interceptadas pela polícia
02 nov 2025

Operação da PF mira grupo que blindava R$ 1,4 bi em desvios de emendas

Grupo investigado é acusado de proteger organização criminosa que movimentou cerca de R$1,4 bilhão em recursos públicos desviados de obras federais
02 nov 2025

Médico é preso em Belém por arrastar ex com o carro após agressões

A mulher, que não teve o nome divulgado, sofreu queimaduras por atrito, perda de dentes e escoriações múltiplas
01 nov 2025

Operação Contenção: só 42 dos 99 mortos tinham mandado de prisão

O saldo mostra que a maioria dos mortos não era alvo direto da operação
01 nov 2025

Denúncia anônima leva polícia a resgatar homem vítima de cárcere e estupro em Goiânia

A vítima estava trancafiada, com sinais de agressões e em visível estado de desnutrição

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário