A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta terça-feira (09) que o presidente Donald Trump não teme usar o poderio econômico e militar dos Estados Unidos para “proteger a liberdade de expressão”. A declaração foi dada após questionamento de jornalistas sobre a possibilidade de novas sanções contra autoridades brasileiras em razão do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal do ex-presidente Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de estado.
- SOCORRO! Bolsonaro pediu ajuda a advogado de Trump
- FBI realiza busca na casa de ex-conselheiro de Segurança Nacional de Trump
- Brasileiros reprovam reação de governadores de direita a tarifaço de Trump
Eu não tenho nenhuma ação adicional para antecipar para vocês hoje, mas posso dizer que isso é uma prioridade para a administração e o presidente não tem medo de usar o poder econômico, o poder militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo
disse Leavitt.
A secretária alegou que Trump já foi “censurado” por comentários a respeito da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Segundo ela, isso explica o motivo pelo qual o governo estadunidense tem tomado “medidas significativas em relação ao Brasil na forma de sanções e também aproveitando o uso de tarifas para garantir que países ao redor do mundo não estejam punindo seus cidadãos dessa maneira”.
Bookmark