Skip to content Skip to footer

Estreia na Mostra SP, YANUNI, documentário que retrata a vivência das comunidades indígenas contra a mineração na Amazônia

Juma Xipaia
(Foto: Evelyn Lynam/Divulgação)

O documentário YANUNI estreou nesta sexta-feira (17) no Brasil, integrando a programação da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A obra retrata a luta incansável de Juma Xipaia, cacica da aldeia Kaarimã (Terra Indígena Xipaya), e de seu marido, Hugo Loss, agente ambiental do Ibama, contra a mineração e o garimpo ilegal na Amazônia, em defesa dos territórios e comunidades indígenas.

As exibições ocorrerão em três sessões:

  • 17/10, no CineSesc, às 19h30
  • 18/10, na Reserva Cultural
  • 23/10, no Cine Marabá

Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.

Para Juma Xipaia, a exibição do filme no Brasil tem um significado profundamente pessoal:

Esse filme nasce da minha vivência e das lutas como indígena. Ele vem da indignação com a falta de educação e saúde de qualidade em nossos territórios, da violência contra mulheres e meninas, e dos ataques não só às nossas terras, mas aos nossos corpos e à nossa existência. Convidamos todos a conhecer como os povos tradicionais e instituições como o Ibama se arriscam diariamente em defesa da floresta.

YANUNI revela como a batalha de Juma transcende a esfera pública e se torna uma jornada profundamente pessoal por seu povo, sua família e pelo futuro do planeta. Junto de sua trajetória, o filme acompanha Hugo Loss em operações de fiscalização contra o garimpo. Com a chegada de um novo filho, o conflito dos dois ganha urgência, mas também exige maior cautela.

O documentário tem se destacado no circuito internacional, acumulando prêmios como o de Melhor Longa-Metragem e o Grand Teton no Jackson Wild Media Award — considerado o “Oscar” do cinema de natureza —, além do Prêmio do Público no Montrose LandXSea Film Festival, na Escócia. YANUNI também foi exibido no Festival de Tribeca e abriu o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF).

E as expectativas não param por aí: de acordo com o site Deadline, YANUNI está entre os possíveis candidatos ao Oscar 2026, sendo destacado em festivais preparatórios como o Hot Springs.

Produzido pela Malaika Pictures, o filme é dirigido por Richard Ladkani e coproduzido por Juma Xipaia e Leonardo DiCaprio, com produção executiva de Eric Terena. A trilha sonora conta com participações das artistas indígenas Katu Mirim e Djuena Tikuna.

Serviço

Yanuni na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Sessão de estreia
Data: 17 de outubro | sexta-feira

Hora: 19h30

Local: CineSesc | R. Augusta, 2075

Exibições

18 de outubro | 15h10 | Reserva Cultural – Av. Paulista, 900

23 de outubro | 17h50 | Cine Marabá (Multiplex Playarte) – Av. Ipiranga, 757

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

17 dez 2025

Congresso inimigo do povo: Senado aprova PL da Dosimetria e Bolsonaro pode sair da prisão em dois anos e pouco

Líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em uma rede social que vai recorrer ao Supremo

Comissão do Senado aprova “PL da Dosimetria” que reduz pena de Bolsonaro

PT vai recorrer ao Supremo contra manobra de senadores para evitar que o projeto volte à Câmara
17 dez 2025

Memória: em vídeo de 2002, Zezé Di Camargo aparece ao lado de Lula comemorando eleição de petista

Imagens mostram o sertanejo visitando a sede do PT em São Paulo em 30 de outubro para celebrar o resultado eleitoral
17 dez 2025

Supersalários: sob sigilo, CNJ autoriza “penduricalho” bilionário a juízes do Paraná

Cifra bilionária é explicada pelo período de abrangência, já que a decisão reconhece o direito ao pagamento retroativo desde 2015
17 dez 2025

Após ataques de Zezé Di Camargo, SBT é alvo de boicote de bolsonaristas

Extremistas alegam que SBT teria “mudado de lado” para se aproximar do governo Lula e do Judiciário

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário