Peça aborda as fases do luto, e suas coreografias despertaram indignação no público de Joinville
O espetáculo “Réquiem SP”, apresentado na Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, causou indignação no público e levou à aprovação, por unanimidade, de uma moção de repúdio à obra na Câmara de Vereadores da cidade. O vereador Brandel Junior (PL) protocolou o documento, com a alegação de que a coreografia causou “desconforto e indignação” entre os espectadores, principalmente famílias e crianças.
A peça é inspirada na obra do compositor György Ligeti, e a criação é do coreógrafo Alejandro Ahmed. Por meio da expressão corporal dos bailarinos, são abordadas as fases do luto, e como a força e a estranheza provocadas pela música atravessam esse momento. Segundo o autor, “não buscamos chocar, mas refletir sobre o luto e a morte, temas que fazem parte da vida de todos”.
- Duo Prettos celebra 50 anos do clássico álbum “Cartola” com show especial
- Festival Paulo Leminski celebra vida e obra do poeta; Lenine é primeiro artista confirmado
- Morretes Blues Festival: maior evento multicultural do litoral paranaense retorna em 2025
Para Ahmed, a reação do público de Joinville foi surpreendente, pois a peça, que já foi apresentada para milhares de pessoas, não despertou tantas críticas quanto no território catarinense, com pessoas abandonando o local do espetáculo. Segundo o coreógrafo, é preciso que o público se abra para novas experiências, sem apressar o julgamento sobre a obra.
Bookmark