Skip to content Skip to footer

Escritor Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos

Escritor tinha mal de Parkinson, problemas cardíacos e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. (Foto: Divulgação)

O escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, morreu na madrugada deste sábado (30), em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ele estava internado desde o último dia 11 por causa de complicações causadas por um caso grave de pneumonia.

Ha algum tempo Verissimo lutava contra problemas de saúde. Ele tinha mal de Parkinson, problemas cardíacos e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. Um ano depois, recebeu um marca-passo no coração.

Filho do escritor Érico Verissimo, Luis Fernando é considerado um dos maiores nomes da história da literatura brasileira. Ao longo de sua carreira, publicou mais de 80 títulos, entre eles “As Mentiras que os Homens Contam”, “O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida”, “O Analista de Bagé” e “A Grande Mulher Nua” e “Ed Mort e Outras Histórias”.

Desde que passou a fazer sucesso, publicava quase que diariamente crônicas e contos em alguns dos maiores jornais do Brasil, sempre com pitadas inigualáveis de humor e crítica, consolidando-se como um dos escritores contemporâneos mais populares no país.

Sempre inquieto e em busca de novos formatos para expor seu talento, trabalhou como cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo e romancista, construindo uma trajetória profissional única.

Verissimo deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana Verissimo.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário