Skip to content Skip to footer

Erro em material didático de SP coloca Segunda Guerra na década de 1950

Erro em material didático
(Foto: Reprodução)

Um erro grotesco em um material didático distribuído pela Secretaria de Educação de São Paulo causou polêmica nesta semana. O conteúdo, voltado a alunos do 2º ano do ensino médio, afirma que a Segunda Guerra Mundial — que ocorreu entre 1939 e 1945 — teria acontecido “na década de 1950”.

A informação incorreta foi identificada em um capítulo sobre globalização e economia mundial, e acabou chegando ao gabinete do deputado estadual Emídio de Souza (PT), após denúncia de um professor da rede estadual de São José dos Campos. O parlamentar apresentou uma representação ao Ministério Público de São Paulo pedindo apuração e responsabilização do erro.

No texto do material, lê-se:

Na década de 1950, a Europa foi o palco de um grande conflito, a 2ª Guerra Mundial.

A frase incorreta acendeu o alerta sobre a falta de revisão técnica e pedagógica adequada nos conteúdos disponibilizados aos estudantes.

O deputado Emídio de Souza fez duras críticas ao caso e afirmou que a rede estadual de ensino “tem perdido posições nos indicadores de qualidade e acumulado episódios que beiram o absurdo”.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) também se manifestou, dizendo que o caso evidencia o descuido com a qualidade do ensino e o excesso de dependência de plataformas digitais no processo de aprendizagem.

Em nota, a Secretaria de Educação reconheceu o erro e informou que já determinou a correção do material. O órgão acrescentou que a Coordenadoria Pedagógica passou a intensificar as etapas de revisão e fiscalização dos materiais didáticos adotados na rede estadual, com o objetivo de garantir maior rigor no controle de qualidade dos conteúdos oferecidos aos alunos.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

18 dez 2025

Quatro partidos recorrem ao STF contra PL da Dosimetria

PT, PSB, PCdoB e PSOL pedem nulidade dos atos praticados na Comissão de Constituição e Justiça do Senado
18 dez 2025

Flávio dá a entender que Jair Bolsonaro é “desequilibrado”

Não é a primeira vez que o senador acaba atingindo indiretamente o pai ao tentar se diferenciar dele
18 dez 2025

Lula confirma que vai vetar PL da Dosimetria

Na avaliação do presidente, quem cometeu crimes contra a democracia precisa pagar por esses atos
18 dez 2025

Lula defende filhas de Silvio Santos, critica Zezé Di Camargo e diz que cantor foi covarde

Presidente se solidarizou com filhas do apresentador e chamou ataque de cantor de “cretinice”
18 dez 2025

Relatório do Coaf aponta que Renato Cariani movimentou R$ 31,5 milhões em cinco meses

Os números do Coaf reforçam as suspeitas de que o influenciador, conhecido por promover estilo de vida fitness e suplementos, estaria envolvido em um esquema de

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário