A entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao The New York Times se tornou a publicação com maior engajamento do jornal no Instagram em 2025, segundo levantamento da FGV Comunicação.
O conteúdo, que discutiu as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil durante o governo de Donald Trump, impulsionou o debate nas redes e superou todos os recordes anteriores do veículo na plataforma.
De acordo com o estudo, a publicação acumulou mais de 746 mil interações (curtidas e comentários), número 163% superior ao segundo post mais popular relacionado ao Brasil — a indicação da atriz Fernanda Torres ao Oscar.
O desempenho também ultrapassou, em curtidas, a postagem sobre a morte do papa Francisco e, em comentários, a matéria sobre protestos contra Trump nos EUA.
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Na entrevista, publicada em 30 de julho, Lula criticou as tarifas de 50% aplicadas por Trump a produtos brasileiros, classificando a medida como uma tentativa de interferência na soberania nacional.
Em nenhum momento o Brasil negociará como se fosse um país pequeno contra um país grande
afirmou.
O New York Times destacou que essa foi a primeira entrevista concedida por Lula ao jornal em 13 anos e ressaltou:
Talvez não haja nenhum líder mundial desafiando o presidente Trump tão fortemente quanto o Sr. Lula
disse o jornal.
A repercussão demonstra o interesse internacional na postura de Lula diante das agressões estadunidenses.
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