Skip to content Skip to footer

Encontro aproxima não-indígenas das tradições originárias na Região Metropolitana de Curitiba

A programação prevê uma trilha guiada pela Floresta Estadual Metropolitana de Piraquara, território ancestral do povo guarani. (Foto: Divulgação)

*Matéria feita em colaboração com o jornalista Sandoval Matheus

O encontro “Feminino Ancestral” será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é promover vivências tradicionais e aproximar indígenas e não-indígenas, fortalecendo pautas importantes para os povos originários. As inscrições custam R$ 50 e devem ser feitas pelo WhatsApp, no número (43) 99873-8125.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a aldeia Tupã Nhé Kretã e a associação Aporã Etê, localizada dentro da Floresta Estadual Metropolitana, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – Edital Viva Cultura.

Apesar do nome, o evento não é exclusivo para mulheres. “Para nós, povos indígenas, o sagrado e o feminino não dizem respeito apenas às mulheres. Eles significam também a natureza, a terra, outros seres”, explica Inauê Lourenço Jacinto, da associação Aporã Etê. “E a gente acredita que esse caminho deve ser feito por todo mundo, junto.”

Programação

As atividades serão as mesmas nos dois dias. Tanto na sexta-feira quanto no sábado, a abertura acontece às 9 horas, com uma roda de conversa. O primeiro momento busca quebrar o gelo entre indígenas e visitantes e, ao mesmo tempo, abrir espaço para discutir questões consideradas prioritárias pelos povos tradicionais. “Se conhecerem a nossa realidade, os não-indígenas podem levar esses temas a lugares que não temos acesso, pro conhecimento de mais pessoas”, pontua Inauê.

Em seguida, os participantes poderão escolher entre diferentes atividades. A oficina de grafismos indígenas vai ensinar a preparar tintas naturais e aplicá-las em tecidos e no corpo, além de explicar a simbologia desses desenhos.

Outra vivência será conduzida pela anciã Gilda Kuitá Rodrigues, da Terra Indígena de Apucaraninha, que compartilhará saberes sobre ervas medicinais. A programação inclui ainda uma trilha guiada pela Floresta Estadual Metropolitana de Piraquara, território ancestral do povo guarani e onde está localizada a Aporã Etê. Durante o percurso, haverá o plantio de árvores nativas.

Na parte gastronômica, uma mesa com pratos tradicionais do sul do Brasil, preparados à base de batata-doce, mandioca e milho, ficará à disposição dos visitantes. Entre os destaques está o tipá, pão guarani frito ou assado, geralmente servido com virado de banana. O encerramento de cada dia terá apresentações culturais e um momento espiritual, com rezas e cânticos.

Serviço
Encontro Feminino Ancestral
Dias 26 e 27 de setembro
Associação Aporã Etê – Floresta Estadual Metropolitana de Piraquara
Endereço: Rua Isídio Alves Ribeiro, 764
Valor: R$ 50
Inscrições: (43) 99873-8125

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores

Por unanimidade, STF mantém condenação de Bolsonaro e demais criminosos

A princípio, Bolsonaro e outros réus não têm direito a um novo recurso para levar o caso para o plenário
10 nov 2025

Governador de extrema direita detona Eduardo Bolsonaro: “Tá falando merda nos EUA”

Mauro Mendes diz que deputado “fez lambança gigante quando ele defendeu o tarifaço do Trump”
10 nov 2025

Michelle Bolsonaro alucina para seguidores cegos e diz que Congresso está ‘de joelhos em frente ao STF’

Michelle Bolsonaro alucina para seguidores cegos e diz que Congresso está ‘de joelhos em frente ao STF’
10 nov 2025

Lula faz apelo na COP30: investir no clima custa menos que financiar guerras

Para ele, a COP30 precisa sair do campo dos discursos e se tornar a “COP da verdade”, onde compromissos se transformem em ações concretas

TIC-TAC: quando Bolsonaro será preso? Saiba os próximos passos

Se os próximos recursos de Bolsonaro forem considerados apenas uma manobra para ganhar tempo, Moraes pode mandá-lo em seguida para a Papuda

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário