Skip to content Skip to footer

Emicida será Doutor Honoris Causa da UFRGS

Emicida
(Foto: Arquivo Pessoal)

O rapper, escritor e pensador paulistano Emicida, nome artístico de Leandro Roque de Oliveira, receberá no próximo dia 29 de novembro o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A honraria, aprovada pelo Conselho Universitário, reconhece a contribuição do artista para a cultura, a educação e o debate sobre questões raciais e sociais no Brasil.

Nascido e criado na Zona Norte de São Paulo, Emicida transformou a vivência periférica em força poética. Desde que venceu a primeira Batalha do Santa Cruz, em 2006, construiu uma trajetória marcada por letras que misturam crítica social, afeto e consciência política. Seu nome, criado da junção entre “MC” e o sufixo “-cida”, reflete a ideia de usar a palavra como arma contra a desigualdade.

A homenagem parte de uma proposta do Coletivo de Estudantes Negros da Pedagogia (CENP), em parceria com o UFRGS Negra, o Movimento Negro Unificado e o Diretório Central dos Estudantes. No parecer que embasou a decisão, a universidade destacou que a obra do artista “transcende o campo da música”, tornando-se um projeto intelectual e educativo que inspira a juventude negra e periférica.

Autor do projeto “AmarElo”, símbolo de resistência e esperança, Emicida também se firmou como uma das vozes mais influentes da música e da cultura brasileira contemporânea. Entre livros, álbuns e documentários, ele construiu uma ponte entre o rap e o pensamento social, consolidando-se como referência acadêmica e inspiração para novas gerações.

A cerimônia de entrega do título será transmitida pela UFRGS TV, ao vivo, no fim da tarde.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário