Dirigido por Clarissa Campolina e Sérgio Borges, o longa Suçuarana chega aos cinemas brasileiros em 11 de setembro após conquistar cinco candangos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre eles os prêmios de Melhor Atriz para Sinara Teles (Temporada) e Melhor Ator para Carlos Francisco (Marte Um).
- Samuel Rosa lança “Rosa Sessions” com participação especial de Seu Jorge
- “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, é eleito o Melhor Filme de 2025 pela crítica internacional
- Lollapalooza Brasil 2026 anuncia line-up com 71 atrações, incluindo 17 estreias nacionais e grandes headliners
Suçuarana é um road movie que mergulha em temas como pertencimento e busca coletiva por novos modos de vida em um mundo devastado. A história acompanha Dora (Sinara Teles), uma mulher que há anos vive na estrada, atravessando territórios arruinados pela mineração. Guiada apenas por uma foto antiga de sua mãe em um lugar chamado “Vale do Suçuarana”, ela acredita que ali poderá encontrar refúgio e sentido.
Ao longo do caminho, Dora cruza com outros personagens que também procuram sobreviver, como Ernesto (Carlos Francisco), além de um misterioso cachorro que a conduz até uma vila de trabalhadores que vivem coletivamente em uma fábrica abandonada. Mas, a cada encontro, seu destino parece sempre mais distante.
Com uma narrativa errante e poética, o filme se torna um convite a repensar o presente e reconhecer os limites de um modelo econômico predatório. Além do elenco principal, participam ainda a Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Ouro Preto, Hélio Ricardo, Andréia Quaresma, Elba Rocha, Rafael Bottaro, Docy Moreira, Kelly Criffer, Amora Ferreira Giorni, Lenine Martins e o carismático cãozinho Tony Stark.
O longa já passou por festivais internacionais de destaque, como o Festival Internacional de Cinema de Chicago, onde fez sua estreia mundial, e o Festival de Roterdã. Agora, estreia nas salas brasileiras em setembro.
Sobre os diretores
Clarissa Campolina é diretora, roteirista, editora e produtora, com carreira reconhecida em festivais como Veneza, Toronto, San Sebastián e Locarno. Entre seus trabalhos estão Girimunho (2011), Enquanto Estamos Aqui (2019) e Canção ao Longe (2022). Sérgio Borges é diretor e roteirista com filmes exibidos e premiados em festivais como Roterdã, Locarno e Havana. Seu longa O Céu Sobre os Ombros (2010) conquistou cinco prêmios no Festival de Brasília.
Sobre a produtora
A Anavilhana, fundada em 2005, atua há 20 anos no cinema independente brasileiro e já produziu mais de 30 curtas e longas premiados em festivais internacionais.
Sobre a distribuidora
Criada em 2018, a Embaúba Filmes é especializada em cinema brasileiro e já distribuiu mais de 50 títulos. Além da distribuição em salas, mantém a plataforma Embaúba Play, que reúne mais de 500 filmes contemporâneos nacionais.
Ficha Técnica
Brasil, cor, 85’, ficção, 2024
- Direção: Clarissa Campolina, Sérgio Borges
- Roteiro: Clarissa Campolina, Rodrigo Oliveira
- Produção: Luana Melgaço
- Produção Executiva: Luana Melgaço, Mariana de Melo
- Coordenação de Produção Executiva: Mariana Mól
- Direção de Produção: Luna Gomides
- Direção Assistente: Paula Santos
Elenco:
Sinara Teles, Carlos Francisco, Tony Stark, Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Ouro Preto, Hélio Ricardo, Andréia Quaresma, Elba Rocha, Rafael Botero, Docy Moreira, Kelly Crifer, Amora Ferreira Giorni, Lenine Martins
Equipe Técnica:
- Fotografia: Ivo Lopes Araújo
- Direção de Arte: Thaís de Campos
- Figurino: Marina Sandim
- Som Direto: Gustavo Fioravante
- Desenho e Mixagem de Som: Pablo Lamar
- Trilha Sonora Original: Ajítenà Marco Scarassati, Djalma Corrêa
- Montagem: Luiz Pretti
- Colorista: Lucas Campolina