Skip to content Skip to footer

Em mais um editorial tenebroso, Estadão defende transfobia contra Erika Hilton

Para o Estadão, não respeitar o gênero com o qual Hilton se identifica é “cerceamento de opinião”. (Foto: PSOL/Divulgação)

Que o Estadão se notabilizou por editoriais cretinos, todo mundo da imprensa já sabe. Os textos nunca assinados numa coluna de opinião, já que, além de tudo, falta coragem do autor bater no peito e assumir suas posturas lamentáveis, são sempre de natureza tacanhas. Desta vez, o jornal defende a transfobia como simples opinião.

O texto que invoca “O direito de incomodar”, começa pedindo para que o STF mande arquivar o processo que Erika Hilton move contra a designer gráfica Isabella Cêpa por transfobia. A moça teria chamado a deputada de ‘homem’. Para o Estadão, não respeitar o gênero com o qual Hilton se identifica é “cerceamento de opinião”.

Em 2020, quando Erika Hilton foi eleita vereadora, Isabella Cêpa, que se autoafirma como uma “feminista radical”, publicou em uma rede social:

Decepcionada. Com as eleições dos vereadores, óbvio. Quer dizer, candidatas verdadeiramente feministas não foram eleitas. A mulher mais votada é homem

disse Isabela.

E aqui, vemos como o Estadão se alinha ao discurso em voga entre extremistas de direita de que opinião e liberdade de expressão não tem absolutamente nenhum limite.

Claro, o que esperar do jornal que em 2018, em face da ascensão do neofascismo brasileiro, publicou o hediondo editorial “Uma escolha muito difícil”, levando os leitores a pesar numa mesma balança um professor democrata (Fernando Haddad) e um defensor de torturador (Jair Bolsonaro).

Há ainda a flagrante contradição de, se há tipificação e possibilidade jurídica, a deputada Erika Hilton exerce seu direito de se defender, assim como a ofensora teve sua liberdade de publicar a mensagem e também poderá recorrer do processo na justiça.

Agora, esperamos ansiosos pelo próximo texto do temível editorialista do Estadão.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário