Skip to content Skip to footer

Em mais um editorial tenebroso, Estadão defende transfobia contra Erika Hilton

Para o Estadão, não respeitar o gênero com o qual Hilton se identifica é “cerceamento de opinião”. (Foto: PSOL/Divulgação)

Que o Estadão se notabilizou por editoriais cretinos, todo mundo da imprensa já sabe. Os textos nunca assinados numa coluna de opinião, já que, além de tudo, falta coragem do autor bater no peito e assumir suas posturas lamentáveis, são sempre de natureza tacanhas. Desta vez, o jornal defende a transfobia como simples opinião.

O texto que invoca “O direito de incomodar”, começa pedindo para que o STF mande arquivar o processo que Erika Hilton move contra a designer gráfica Isabella Cêpa por transfobia. A moça teria chamado a deputada de ‘homem’. Para o Estadão, não respeitar o gênero com o qual Hilton se identifica é “cerceamento de opinião”.

Em 2020, quando Erika Hilton foi eleita vereadora, Isabella Cêpa, que se autoafirma como uma “feminista radical”, publicou em uma rede social:

Decepcionada. Com as eleições dos vereadores, óbvio. Quer dizer, candidatas verdadeiramente feministas não foram eleitas. A mulher mais votada é homem

disse Isabela.

E aqui, vemos como o Estadão se alinha ao discurso em voga entre extremistas de direita de que opinião e liberdade de expressão não tem absolutamente nenhum limite.

Claro, o que esperar do jornal que em 2018, em face da ascensão do neofascismo brasileiro, publicou o hediondo editorial “Uma escolha muito difícil”, levando os leitores a pesar numa mesma balança um professor democrata (Fernando Haddad) e um defensor de torturador (Jair Bolsonaro).

Há ainda a flagrante contradição de, se há tipificação e possibilidade jurídica, a deputada Erika Hilton exerce seu direito de se defender, assim como a ofensora teve sua liberdade de publicar a mensagem e também poderá recorrer do processo na justiça.

Agora, esperamos ansiosos pelo próximo texto do temível editorialista do Estadão.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário