Skip to content Skip to footer

Em derrota para gestão Nunes, Justiça garante Teatro Contêiner por 180 dias

Teatro de Contêiner no centro de São Paulo que teve ordem de despejo solicitado pela prefeitura. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

A Justiça de São Paulo concedeu liminar que garante a permanência, por 180 dias, do Teatro de Contêiner Mungunzá e do Coletivo Tem Sentimento no imóvel pertencente à prefeitura de São Paulo, localizado na região da antiga Cracolândia. A liminar da juíza Nandra Martins da Silva Machado, da 5ª Vara da Fazenda Pública, impede ações de despejo pela Guarda Civil Metropolitana da gestão Ricardo Nunes (MDB).

Na terça-feira (19), agentes da Guarda retiraram à força e com uso de gás de pimenta artistas de um prédio anexo onde eram guardados equipamentos e pertences usados do grupo. A ação truculenta gerou protestos de artistas e também do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Na decisão, a juíza justifica que o teatro é composto por 15 estruturas de contêineres marítimos interligados, paredes de vidro, cobertura acústica, iluminação, acervo artístico e cultural e que, por isso, a desocupação exigiria um “planejamento técnico e logístico para sua desmontagem, transporte e reestruturação”.

Além disso, ela aponta que o teatro tem programação confirmada até dezembro, “cuja interrupção acarretaria prejuízos não apenas para o Teatro de Contêiner, mas para toda a sociedade e para os inúmeros artistas, educadores e públicos diretamente envolvidos”.

A Prefeitura deu prazo de, no máximo, 60 dias para a desocupação.

Diversos artistas se manifestaram a favor do Teatro de Contêiner, como a atriz Marieta Severo. Em um vídeo, a atriz comparou a ação da GCM de Nunes aos “piores tempos de uma ditadura”. A atriz Fernanda Montenegro também expressou sua posição contra o fechamento do teatro.

O Teatro de Contêiner Mungunzá está instalado no local pertencente à prefeitura desde 2016. O terreno é localizado onde ficava o “fluxo” da Cracolândia, na região central de São Paulo. O pedido do grupo à prefeitura é que o terreno seja destinado à Secretaria de Cultura e que a pasta regularize a situação do teatro.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

11 out 2025

Tim Maia Racional: da conversão improvável ao status de clássico cult

Como os dois volumes da fase Racional de Tim Maia, que completam 50 anos, permanecem entre os trabalhos mais cultuados da música popular brasileira
08 out 2025

Rede Emancipa já atendeu 200 mil estudantes com cursinhos pré-vestibular gratuitos e promoção da transformação social

Projeto criado em 2007, na região metropolitana de São Paulo, está presente em dez estados e tem índice de aprovação de 60%
11 out 2025

Diane Keaton morre aos 79 anos na Califórnia

Causa da morte não foi divulgada; atriz ficou conhecida por papéis em O Poderoso Chefão e em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, pelo qual ganhou o Oscar
11 out 2025

Vereadores trocam acusações, socos e pontapés em Plenário no interior do Acre

A briga começou por conta de acusações sobre envolvimento em supostas irregularidades em processos sobre a distribuição de medicamentos na pandemia
11 out 2025

Após eleição de Trump, apenas 28% dos estadunidenses confiam na imprensa

O dado representa uma queda significativa em relação aos 31% de 2023
11 out 2025

Don L torna-se o primeiro artista brasileiro a bloquear o acesso ao seu catálogo musical em Israel

Rapper integra um movimento internacional de boicote cultural em protesto às operações militares na Faixa de Gaza
11 out 2025

Peru tem novo presidente após destituição de Boluarte

Dina Boluarte deixa o cargo com uma das piores taxas de popularidade do mundo, abaixo dos 5%

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário