O deputado federal de extrema-direita Eduardo Bolsonaro (PL-SP) compartilhou em sua conta no X (antigo Twitter) uma publicação que acusa o também deputado extremista Nikolas Ferreira (PL-MG) de liderar uma dissidência dentro do bolsonarismo e tentar “se livrar” do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O texto, reproduzido por Eduardo, afirma que Nikolas “quer se livrar do Bolsonaro de vez” e estaria comandando um grupo de políticos mais jovens alinhados a essa estratégia. A crítica explicita a disputa de influência na base aliada do ex-presidente: “O problema? O de sempre: ‘Temos que nos descolar do Bozo sem perder o eleitor.’ Eles querem continuar sendo eleitos pelos bolsonaristas, mas não querem mais prestar contas ao Bolsonaro”, diz a mensagem.
Esta não é a primeira vez que Eduardo Bolsonaro critica publicamente o colega. Em julho, ele já havia declarado ser “triste ver a que ponto o Nikolas chegou”. Na mesma época, a Polícia Federal (PF) identificou, em relatório que embasou o indiciamento de Jair e Eduardo Bolsonaro por coação, que o deputado paulista havia encaminhado ao pai mensagens criticando Nikolas.
Segundo a PF, em 17 de julho, Eduardo enviou a Jair Bolsonaro dois links do X que mencionavam a ausência de Nikolas na divulgação de manifestações de apoio ao ex-presidente. Uma das publicações questionava:
“Divulgar a manifestação na Av. Paulista, zero. Divulgar palestra em Curitiba, vale até repostar o Silvio Grimaldo. Jair Bolsonaro está em BH, já já veremos na prática a arte de ‘colar no Bozo’ pra depois ‘descolar do Bozo’”.
