Skip to content Skip to footer

Duo Setor Norte lança álbum de estreia ‘Palavras Inteiras’ com crítica social e afetividade

Duo Setor Norte lança álbum de estreia 'Palavras Inteiras' com crítica social e afetividade

O duo Setor Norte, formado pelos produtores Pedro Yuka (irmão mais novo de Marcelo Yuka, do O Rappa) e Rômulo Catharino, acaba de lançar seu primeiro álbum: “Palavras Inteiras”. O trabalho estabelece uma identidade musical que recusa concessões, transitando entre crítica social aguda e memória afetiva através de gêneros como R&B, trap, rock e eletrônico.

O título do álbum faz contraponto proposital com a expressão “meias palavras”, representando o compromisso da dupla em “falar a verdade na cara, sem massagem, e tocar nas feridas” – que, segundo os artistas, frequentemente são tanto sociais quanto pessoais.

A jornada sonora começa com “Feat com quem eu amo”, faixa que parte da perda de Marcelo Yuka, para abordar violência policial e luta por sobrevivência. A dor pessoal se expande para questões coletivas em “Até o fim”, primeiro single que confronta a falácia da meritocracia com o refrão: “Vai ver se no Leblon tem invasão / vai ver se no Leblon tem caveirão”.

Entre os destaques está “O fuzil (quem atira?)”, com participação de Marcelinho da Lua, que utiliza drum & bass para criticar a conivência do Estado na violência urbana, ironizando que “o fuzil tem o dobro da idade de quem atira”. Já “Clara liberdade” nasceu de conversas sobre paternidade e foi finalizada no momento do nascimento da filha de Rômulo.

Todo o álbum foi produzido pela dupla, que também reuniu colaborações estratégicas: Gabriel Gimenez em “Sonhos lúcidos”, Martin e Jjota em “Zero um”, além de Marcelinho da Lua. A variedade de gêneros não compromete a coesão do trabalho, que mantém fio narrativo conectando experiências íntimas com estruturas sociais opressivas.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

05 dez 2025

“Da Lata”: quando Fernanda Abreu ajudou a moldar o pop brasileiro

Álbum não apenas desafiou o status quo, mas abriu caminho para toda uma geração de artistas que, décadas depois, consolidariam o estilo musical
05 dez 2025

Jovem liderança LGBT de Santa Catarina prova que esquerda não tem que “falar manso” para furar bolha

Sem medo do debate, Jean Volpato se elegeu vereador com a maior votação da história do PT de Blumenau
06 dez 2025

USP é obrigada a entregar diploma para aluno acusado de racismo e importunação sexual

A corte paulista manteve o entendimento de que a sanção aplicada pela USP excedeu a gravidade dos fatos apontados no processo interno
06 dez 2025

Itália cria crime específico de feminicídio e impõe pena de prisão perpétua

A proposta, apresentada pelo governo e já aprovada pelo Senado meses antes, recebeu apoio unânime na Câmara, encerrando uma lacuna histórica na legislação penal
06 dez 2025

Visita sigilosa de Joesley Batista a Maduro agita bastidores diplomáticos

Fontes afirmam que Joesley tentou reforçar a mensagem do governo estadunidense pela renúncia pacífica de Maduro
06 dez 2025

Acervo inédito de Janis Joplin chega ao MIS em 2026

Mais de 300 itens ligados à artista, entre figurinos de palco, fotografias pouco conhecidas, manuscritos e objetos de uso pessoal, chegam ao Brasil
05 dez 2025

Vereadora bolsonarista do Paraná elogia ditadura e defende generais golpistas

Segundo parlamentar, militares “não deixaram o Brasil ser comunista”

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário