Duas pessoas morreram em um ataque violento ocorrido na manhã desta quinta-feira (02) em frente à Sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, no bairro de Crumpsall, em Manchester, na Inglaterra. O ataque aconteceu durante o Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico.
De acordo com as autoridades, viaturas policiais e ambulâncias foram enviadas ao local minutos após o recebimento de chamados de emergência. A polícia confirmou que conseguiu alvejar e neutralizar o suspeito quando este tentava fugir do local.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, manifestou profunda consternação através de suas redes sociais: “Estou horrorizado com o ataque a uma sinagoga em Crumpsall. O fato de isso ter ocorrido no Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico, torna o acontecimento ainda mais horrível.”
Starmer acrescentou: “Meus pensamentos estão com os entes queridos de todos os afetados, e meus agradecimentos vão para os serviços de emergência e para todos os socorristas.”
O incidente está sendo tratado como um ataque de grande gravidade, embora as motivações específicas ainda não tenham sido oficialmente determinadas. As investigações prosseguem para esclarecer todas as circunstâncias do caso.
Bookmark