Skip to content Skip to footer

Drones modificados ampliam poder de fogo de facções no Rio

Drone
(Foto: RPR Drones/Reprodução)

Durante a megaoperação desta terça-feira (28) nos Complexos da Penha e do Alemão, criminosos usaram drones adaptados para lançar explosivos, uma tática que expôs outro desafio para as forças de segurança do Rio.

Dispositivos simples, vendidos por valores que variam a partir de cerca de R$ 120, transformam aparelhos de uso civil em armas improvisadas: uma garra acoplada ao drone libera a carga por controle remoto e, com ajustes rudimentares, pode soltar granadas ao cair.

Há versões impressas em 3D, lançadores com “tambores” que dispensam um artefato por vez e mecanismos acionados por sensores ou pela gravidade. Até mesmo um barbante preso ao pino já foi relatado como gatilho. Drones de colecionador e modelos usados, que custam desde alguns milhares de reais, chegam a voar dezenas de quilômetros e a subir muito acima de limites oficiais, ampliando o alcance das ações.

Imagens divulgadas pela Polícia Civil mostram drones sobrevoando policiais enquanto artefatos eram despejados. Não há confirmação de vítimas feridas por esses lançamentos, mas a sobrevivência do método preocupa: sua simplicidade facilita a reprodução por outros grupos, ampliando a ameaça nas favelas e arredores.

Relatos antigos de investigação apontam para cooperação ocasional entre agentes e criminosos na adaptação desses equipamentos, o que torna a resposta policial ainda mais complexa. Autoridades dizem que trabalham para barrar os ataques, mas especialistas defendem que é preciso reforçar não só a caça aos operacionais como também o controle sobre a venda e circulação desses acessórios.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário