Skip to content Skip to footer

Dourados (MS) recebe primeira unidade do Samu indígena do Brasil

A base vai atender cerca de 25 mil indígenas da Terra Indígena Jaguapiru, com uma equipe formada por cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e quatro motoristas-socorristas. (Foto: João Risi/MS)

No último sábado (9), o Ministério da Saúde inaugurou, em Dourados (MS), a primeira unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) voltada exclusivamente para o atendimento de comunidades indígenas no país.

A base vai atender cerca de 25 mil indígenas da Terra Indígena Jaguapiru, com uma equipe formada por cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e quatro motoristas-socorristas. Dos 14 profissionais já contratados, sete são indígenas e bilíngues, o que facilita a comunicação e o acolhimento. Os atendimentos serão encaminhados para hospitais de referência da região.

O projeto-piloto integra a meta do governo federal de universalizar o Samu 192 até 2026. O investimento anual previsto é de R$ 341 mil, com o objetivo de reduzir em 50% o tempo médio de espera por ambulância na área. 

Essa ação, realizada em uma data muito simbólica [o Dia Internacional dos Povos Indígenas] e em um local de alta densidade demográfica, integra um conjunto de esforços para garantir atenção integral à população indígena, começando pela atenção primária à saúde

afirmou o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, em nota divulgada pelo ministério.
Bookmark

Mais Matérias

12 ago 2025
Oito presos, dez afastados e R$ 2,8 bilhões bloqueados do esquema que começou com Bolsonaro
12 ago 2025
Denúncia de Felca impulsiona debate sobre exploração infantil online
13 ago 2025
Maior impacto é nas emendas de comissão e de bancada
13 ago 2025
O grupo de alimentos e bebidas caiu 0,27% no mês passado, representando alívio de 0,06 pontos percentuais no IPCA do mês
13 ago 2025
De acordo com o médico de Bolsonaro, ele precisa fazer uma “reavaliação dos sintomas de refluxo e soluços refratários”

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário