Skip to content Skip to footer

Diretora de escola em SP pede afastamento médico após invasão policial por atividade com orixá

Diretora de escola em SP pede afastamento médico após invasão policial por atividade com orixá

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Bento, Aline Aparecida Floriano Nogueira, pediu afastamento médico do cargo dias após a invasão de quatro policiais militares fortemente armados à unidade de ensino. O caso ocorreu na última quarta-feira (12) após um soldado da PM-SP acionar a corporação porque sua filha de 4 anos havia feito um desenho da orixá Iansã durante atividade pedagógica.

O afastamento foi confirmado nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que não informou o prazo de duração da licença médica. A diretora relatou ter passado aproximadamente 20 minutos sendo questionada pelos agentes armados dentro da escola.

“Me apresentei como diretora da unidade, perguntei se eram da ronda escolar e disse: ‘Não sabia que ronda escolar entra armada na escola'”, contou Aline Nogueira sobre o momento em que foi abordada pelos PMs. O episódio deixou crianças, professores e funcionários em estado de choque, com a diretora sendo submetida a interrogatório inadequado em ambiente educacional.

A Secretaria Municipal de Educação negou que qualquer professor tenha sido afastado do cargo após o ocorrido, mas a saída da diretora temporariamente evidencia o impacto traumático da ação policial desproporcional.

O Ministério Público de São Paulo pediu acesso às filmagens das câmeras de segurança da escola e às câmeras corporais dos PMs para apurar abuso de autoridade, intimidação e possíveis violações de direitos humanos no caso.

O pai que acionou a polícia – identificado como soldado da 1ª Classe da PM-SP – havia destruído um mural com trabalhos infantis no dia anterior ao episódio e ignorou convite para participar do Conselho de Escola, optando pela via da intimidação policial armada.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário