A Dinamarca concedeu, na última sexta-feira (21), indenização a quatro pacientes que tiveram perda parcial da visão após usar os medicamentos Ozempic e Wegovy, amplamente conhecidos no tratamento de diabetes e obesidade. A decisão foi anunciada pela Associação Dinamarquesa de Indenização a Pacientes, que atua em nome do Estado.
No total, os pacientes irão receber cerca de 800 mil coroas dinamarquesas, o equivalente a aproximadamente R$ 665 mil. Os remédios citados têm como princípio ativo a semaglutida.
Em junho, o comitê de segurança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) emitiu um comunicado vinculando a semaglutida a casos de neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NAION). A doença causa danos permanentes ao nervo óptico e pode levar à perda irreversível da visão.
Como resultado da avaliação, as bulas do Ozempic e do Wegovy foram atualizadas na Europa para incluir o risco, estimado em até um caso a cada 10 mil pacientes.
A Associação Dinamarquesa informou que recebeu 43 pedidos de indenização relacionados à perda de visão possivelmente ligada aos medicamentos. Até o momento, cinco casos foram analisados, resultando em quatro indenizações aprovadas e um pedido negado.
De acordo com o órgão, a análise é complexa porque a NAION é uma doença rara e muitos dos pacientes que usam esses medicamentos já possuem fatores de risco para desenvolvê-la. Especialistas avaliam cada caso individualmente, considerando o tempo de uso do remédio e o intervalo entre a interrupção do tratamento e o início dos sintomas.
Estudos citados pela associação sugerem que o risco não aumenta significativamente em pacientes que utilizaram a semaglutida por mais de 14 meses sem apresentar sinais da doença.
Bookmark