Skip to content Skip to footer

Dignidade: Uruguai aprova projeto de lei que legaliza eutanásia

Dignidade: Uruguai aprova projeto de lei que legaliza eutanásia

O Uruguai aprovou a legalização da eutanásia em uma decisão histórica, tornando-se um dos poucos países da América Latina — e do mundo — a permitir a morte assistida de forma regulamentada. O projeto de lei, já aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto, foi confirmado pelo Senado nesta quarta-feira, 16 de outubro de 2025, após mais de dez horas de debate.

Com 20 votos a favor de 31 senadores presentes, a proposta — impulsionada pela coalizão de esquerda Frente Ampla — descriminaliza a prática para adultos mentalmente capazes que estejam em fase terminal de doenças incuráveis ou irreversíveis, ou que sofram de forma “insuportável”.

A medida consolida o Uruguai como uma nação pioneira em políticas progressistas na região, seguindo passos como a legalização da maconha, do casamento entre pessoas do mesmo sexo e do aborto.

Na América Latina, a eutanásia também foi descriminalizada na Colômbia e no Equador por decisão judicial, sem aprovação legislativa. Já Cuba permite a interrupção de tratamentos que mantêm pacientes com vida por meios artificiais. No Brasil, tanto a eutanásia (realizada por médicos) quanto o suicídio assistido (quando o próprio paciente executa o ato, com auxílio médico) são proibidos.

Uma pesquisa recente mostra que a medida conta com amplo apoio da população uruguaia: mais de 60% dos cidadãos eram favoráveis à lei, enquanto apenas 24% se declaravam contra.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto
24 out 2025

Para livrar Eduardo, bolsonaristas criam a “traição premiada”

Arquivamento de processo de cassação de deputado no Conselho de Ética da Câmara expõe cinismo de bancada bolsonarista

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário