A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape) do governo do Distrito Federal (DF) pediu ao Supremo Tribunal Federal que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) passe por uma perícia médica. A ideia é que seja avaliado se o ex-presidente tem condições de ir para o presídio da Papuda após sua condenação ser confirmada definitivamente pela Corte.
O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo em que Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentar um golpe de estado. Na sexta-feira (07), a Primeira Turma do STF começa a julgar os recursos da defesa de Bolsonaro contra a condenação.
- Bolsonaristas dão como certa a prisão de Bolsonaro na próxima semana; Papuda é o destino mais provável
- STF começa a analisar denúncia contra Eduardo Bolsonaro por coação no próximo dia 14
- Indicado para CPI do crime organizado, Flávio Bolsonaro condecorou miliciano e empregou parentes
Pena
O julgamento acontecerá até o próximo dia 14. Caso o Supremo rejeite os recursos, Moraes poderá determinar o início do cumprimento da pena.
“Solicita-se que o apenado Jair Messias Bolsonaro seja submetido à avaliação médica por equipe especializada, a fim de que seja realizada avaliação de seu quadro clínico e a sua compatibilidade com a assistência médica e nutricional disponibilizados nos estabelecimentos prisionais desta Capital da República”, diz o documento.
No texto, o secretário Wenderson Souza e Teles lembra que o ex-presidente enfrenta problemas de saúde. “Salienta-se que é sabido que o réu já fora submetido a cirurgias na região abdominal, conforme amplamente noticiado em fontes abertas. Registra-se, ainda, que, em 16/09/2025, foi necessária a realização de escolta emergencial de Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde o monitorado permaneceu internado durante a noite”, afirma Teles.
Bookmark