Skip to content Skip to footer

Derrotado, Motta adia de novo votação de PL Antifacção

Presidente da Câmara e seu aliado bolsonaristas foram humilhados após tentarem fazer do projeto do governo uma nova versão da “PEC da Bandidagem”
Motta (Repub-PB): presidente da Câmara não conseguiu disfarçar incômodo com situação. Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Repub-PB), anunciou novo adiamento da votação do projeto Antifacção apresentado pelo governo Lula, que a direita tentou desfigurar através de parecer do relator e secretário de Segurança do governo Tarcísio de Freitas, deputado Guilherme Derrite, mas foi obrigada a recuar diante da repercussão negativa. Agora, o projeto deverá ser analisado pela casa na próxima terça-feira (18).

Em tom cabisbaixo, Motta tentou alegar que o novo adiamento foi feito a pedido dos líderes partidários tanto do governo quanto da oposição para discutir melhor a matéria. A verdade é que o presidente da Câmara e seu aliado bolsonaristas foram humilhados após tentarem fazer do projeto do governo uma nova versão da “PEC da Bandidagem”, para blindar o crime organizado e seus aliados políticos e empresariais, em uma operação para tirar a Polícia Federal de fora das investigações sobre as facções criminosas.

Em menos de uma semana, o relator escolhido pelo presidente da Câmara fez quatro versões diferentes de seu parecer. De lá para cá, caíram as propostas feitas por Derrite de equiparar as facções ao terrorismo; e condicionar as investigações da PF ao aval prévio dos governadores, trecho que enfraqueceria o papel da corporação no enfrentamento de grupos como o PCC e o Comando Vermelho.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário