Skip to content Skip to footer

Derrite escancara medo que a direita tem da PF

Dezenas de deputados e políticos com ou sem mandato estão envolvidos em investigações sobre desvio de milhões de reais de recursos de emendas
Derrite (PP-SP): homem de confiança de Tarcísio tentou excluir PF de investigações. Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A atuação desastrosa do secretário de Segurança Pública do governo Tarcísio de Freitas e deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) na discussão do PL Antifacção apresentado pelo governo Lula, escancarou de vez o pavor que a direita – Centrão e bolsonaristas inclusos – tem da Polícia Federal (PF). Medo esse que é plenamente justificado por uma série de ações recentes da corporação contra o crime organizado e seus aliados no mundo político e empresarial.

Carbono Oculto

O exemplo mais evidente é a “Carbono Oculto”, megaoperação policial e fiscal deflagrada em 28 de agosto de 2025, considerada a maior da história do Brasil contra o crime organizado, e que atingiu dez estados para desarticular um esquema bilionário de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis, controlado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) e outras facções criminosas.

A investigação revelou o uso de empresas de fachadas e laranjas para simular compras de combustível, além de depósitos bancários em fintechs e investimentos no mercado financeiro para escapar de impostos, em um esquema que não poderia ser escondido se não tivesse apoio político e infiltração nos próprios órgãos de segurança.

Emendas

Mas as razões para que os políticos de direita tenham temor com o avanço da PF não para por aí. Dezenas de deputados e políticos com ou sem mandato estão envolvidos em investigações sobre desvio de milhões de reais de recursos de emendas parlamentares ao Orçamento da União Total de Deputados Envolvidos: pelo menos 10 deputados federais citados.

Uma análise do Tribunal de Contas da União identificou 92 políticos alvos de mais 80 inquéritos no Supremo Tribunal Federal sobre o esquema. As investigações tomaram impulso após determinações do ministro Flávio Dino para que elas fossem ampliadas e aprofundadas para apurar crimes como corrupção e organização criminosa.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário