Skip to content Skip to footer

Deputado Thiago Manzoni (PL-DF) afirma que mentalidade dos alunos da universidade é “moldada para matar quem pensa diferente”

(Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF)

O deputado distrital Thiago Manzoni (PL-DF) foi alvo de uma nota de repúdio da Universidade de Brasília (UnB) após fazer declarações graves contra a instituição e seus estudantes durante a sessão plenária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na terça-feira (16/9). O parlamentar afirmou que foi ameaçado por alunos dentro do campus e que a mentalidade dos estudantes é “moldada para matar quem pensa diferente”.

As declarações de Manzoni ocorreram no contexto do debate sobre o assassinato do ativista político norte-americano Charlie Kirk, ocorrido em 10 de setembro em uma universidade de Utah. O deputado usou o caso para criticar o ambiente universitário brasileiro.

Em seu discurso, Manzoni relatou:

Não sei bem quando foi, eu fui à UnB. E eu fui ameaçado, lá na UnB, pelos alunos da UnB. A mentalidade deles está sendo moldada para matar quem pensa diferente

comentou.

O parlamentar afirmou ainda que necessitou de apoio da Polícia Legislativa porque, segundo ele, o campus da UnB “disse que não poderia garantir minha segurança, tamanho era o nível de violência que eles juravam pregar contra mim”.

Manzoni prosseguiu em suas críticas:

Os alunos chamam as pessoas de ‘fascistas’ para ‘poderem matar’

Ele também fez generalizações sobre o perfil dos estudantes:

Na melhor das hipóteses, os estudantes saem da UnB usuários de drogas, maconheiros

Em resposta às acusações, a UnB publicou uma nota de repúdio oficial, na qual classificou as declarações do deputado como “infundadas e graves”. A universidade afirmou que as palavras de Manzoni “desrespeitam estudantes, docentes e técnicos e atacam a missão constitucional das universidades públicas: produzir conhecimento, promover ciência e contribuir para o desenvolvimento do país”.

A instituição reforçou seu “compromisso com a liberdade de pensamento, a pluralidade de ideias e o diálogo democrático”, além de destacar sua tradição como “centro de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão”.

Até o momento, Manzoni não apresentou provas ou registros policiais que corroborem sua versão sobre as supostas ameaças sofridas dentro do campus da UnB.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário