Skip to content Skip to footer

Deputado do PL quer punir universidades públicas que ofereçam ações afirmativas

Alex Brasil
(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Alex Brasil (PL) protocolou na última semana, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), um projeto de lei na Assembleia Legislativa que tenta proibir que as universidades públicas ou conveniadas de adotarem políticas de ação afirmativa, como as cotas para estudantes e servidores.

A proposta estabelece uma multa de R$ 100 mil por edital que descumprir a eventual lei, além da suspensão de repasses de verbas públicas à instituição.

O parlamentar integra um movimento mais amplo dentro de seu partido. Junto com o deputado Jessé Lopes e com o governador Jorginho Mello (PL), ele tem intensificado críticas às ações afirmativas, com foco recente na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

As ações afirmativas são políticas públicas consolidadas com o objetivo de reparar desigualdades históricas e promover justiça social para populações sistematicamente excluídas.

Dados e estudos acadêmicos demonstram que a presença de estudantes pretos, pardos, indígenas e oriundos das classes D e E nas universidades públicas cresceu de forma significativa após a implementação das cotas, alterando o perfil demográfico dessas instituições.

Embora existam pareceres técnicos, isso não muda a ideia da extrema-direita, que odeia ver pessoas não-brancas ascenderem via educação.

A postura do PL catarinense contra as cotas universitárias contrasta com a defesa que o partido faz de outras formas de reserva de vagas.

A legenda tem se mostrado favorável a “cotas políticas” para aliados, a exemplo da acolhida a filiados vindos do Rio de Janeiro — incluindo os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro —, mesmo que isso implique abrir mão de espaços tradicionalmente ocupados por políticos locais.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário