Skip to content Skip to footer

Demissão de Daniela Lima da GloboNews reacende debate sobre viés editorial da emissora

Jornalista comunicou a decisão da emissora em uma publicação no Instagram, recebendo uma enxurrada de apoio. (Foto: GloboNews/Reprodução)

A saída surpresa da jornalista Daniela Lima da GloboNews, anunciada nesta segunda-feira (4), reacendeu discussões sobre o perfil ideológico da emissora, frequentemente acusada pela extrema-direita de ser “esquerdista”.

Daniela foi dispensada pouco antes de entrar no ar para apresentar o “Conexão GloboNews”, substituída às pressas por Leilane Neubarth e Camila Bomfim. A decisão pegou colegas de surpresa. A jornalista, que passou pela CNN e apresentou o tradicional “Roda Viva”, na TV Cultura, antes de ingressar na Globo há dois anos, comunicou a decisão da emissora em uma publicação no Instagram, recebendo uma enxurrada de apoio.

Entre as mensagens, destacaram-se Maju Coutinho: “Dani, você é inspiração! Feliz novo rumo”; Leilane Neubarth: “Sua força e paixão pela profissão são inspiradoras”; e Natuza Nery: “Você é um presente na vida de muita gente”; Aline Midlej: “O jornalismo só ganha com você”.

A emissora carioca mantém em seu quadro comentaristas que, não apenas são alinhados ao conservadorismo, como Joel Pinheiro e Demétrio Magnoli, como nem mesmo tentam ser jornalistas bem embasados. Já Daniela, embora não tenha declarado lado político, tinha uma postura jornalística combativa e profissional, enfrentando com dados as mentiras bolsonaristas. 

Parece notória a posição da Globo em evitar jornalistas com postura anticonservadora explícita enquanto tenta normalizar o que chamam de “bolsonarismo moderado”, encarnado em figuras como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema, respectivamente governadores de São Paulo e Minas Gerais.

A Globo não se manifestou oficialmente sobre os motivos da demissão. Daniela, por sua vez, agradeceu o apoio e sinalizou que seguirá no jornalismo:

A vida é feita de ciclos. Seguimos

escreveu.
Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário