Skip to content Skip to footer

Demissão de Daniela Lima da GloboNews reacende debate sobre viés editorial da emissora

Jornalista comunicou a decisão da emissora em uma publicação no Instagram, recebendo uma enxurrada de apoio. (Foto: GloboNews/Reprodução)

A saída surpresa da jornalista Daniela Lima da GloboNews, anunciada nesta segunda-feira (4), reacendeu discussões sobre o perfil ideológico da emissora, frequentemente acusada pela extrema-direita de ser “esquerdista”.

Daniela foi dispensada pouco antes de entrar no ar para apresentar o “Conexão GloboNews”, substituída às pressas por Leilane Neubarth e Camila Bomfim. A decisão pegou colegas de surpresa. A jornalista, que passou pela CNN e apresentou o tradicional “Roda Viva”, na TV Cultura, antes de ingressar na Globo há dois anos, comunicou a decisão da emissora em uma publicação no Instagram, recebendo uma enxurrada de apoio.

Entre as mensagens, destacaram-se Maju Coutinho: “Dani, você é inspiração! Feliz novo rumo”; Leilane Neubarth: “Sua força e paixão pela profissão são inspiradoras”; e Natuza Nery: “Você é um presente na vida de muita gente”; Aline Midlej: “O jornalismo só ganha com você”.

A emissora carioca mantém em seu quadro comentaristas que, não apenas são alinhados ao conservadorismo, como Joel Pinheiro e Demétrio Magnoli, como nem mesmo tentam ser jornalistas bem embasados. Já Daniela, embora não tenha declarado lado político, tinha uma postura jornalística combativa e profissional, enfrentando com dados as mentiras bolsonaristas. 

Parece notória a posição da Globo em evitar jornalistas com postura anticonservadora explícita enquanto tenta normalizar o que chamam de “bolsonarismo moderado”, encarnado em figuras como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema, respectivamente governadores de São Paulo e Minas Gerais.

A Globo não se manifestou oficialmente sobre os motivos da demissão. Daniela, por sua vez, agradeceu o apoio e sinalizou que seguirá no jornalismo:

A vida é feita de ciclos. Seguimos

escreveu.
Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Participante

Mais Matérias

13 ago 2025
Entre os 55 assassinatos, 78% das vítimas eram homens cisgêneros, 36,4% eram negras e 34,5% indígenas
13 ago 2025
Cerimônia realizada em Brasília apresentou todos os detalhes do programa que vai tentar minimizar os impactos dos ataques contra a economia brasileira
13 ago 2025
Corrida eleitoral pelas duas vagas que o Estado de Minas Gerais terá ao Senado em 2026 já mostra aquecimento
13 ago 2025
Bolsonarista aparece na frente em dois cenários testados pelo Instituto Ver
13 ago 2025
Inspirado em eventos internacionais, o encontro se espalha por cidades que integram o bioma da Mata Atlântica no Paraná

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário