Skip to content Skip to footer

Defesa de ex-ministro confirma que Bolsonaro planejava golpe

Nogueira: advogado de ex-ministro da Defesa admitiu intenção de Bolsonaro de "virar a mesa" após derrota eleitoral. Foto: Gustavo Moreno/STF

O advogado do ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira confirmou, nesta quarta-feira (03), durante o segundo dia de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente Jair Bolsonaro pretendia dar um golpe de estado para continuar no poder mesmo após ter sido derrotado nas eleições de 2022. De acordo com Andrew Fernandes, Nogueira tentou convencer Bolsonaro a desistir da ideia.

“Ele (Paulo Sérgio Nogueira) assessorou o presidente da República (no sentido) de que nada poderia ser feito diante do resultado das eleições. É o que diz o delator. Se posicionou totalmente contrário a qualquer medida de exceção”, alegou a defesa.

Bolsonaro e aliados produziram provas de tentativa de golpe: “não há como negar fatos públicos”, diz Gonet

PGR defende condenação de Bolsonaro por golpe e aponta “plano sistemático de ataque”

PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe e pressões contra STF

Questionado pela ministra Carmen Lúcia após o final de sua explanação, o defensor reafirmou que o ex-ministro havia tentado demover Bolsonaro de adotar “medidas de exceção” para permanecer no cargo.

Segundo Andrew Fernandes, membros da organização que orquestrava o golpe atuavam para retirar Paulo Sérgio do cargo. “Pera lá. Como é que ele fazia parte da organização criminosa? É a prova dos nove. Se estavam lutando para tirá-lo?”, questionou.

“A delação e o depoimento da principal testemunha de acusação, o comandante da Força Aérea brigadeiro Batista Júnior é contundente, acachapante”, disse Fernandes.

“O general Paulo Sérgio acabou sendo enredado em uma contumélia. Mas a prova dos autos, a instrução judicial demonstrou, de forma inequívoca, a sua inocência”, completou.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário