Skip to content Skip to footer

De tornozeleira, Marcos Do Val já está no Brasil

Do Val é investigado por supostos ataques a agentes da Polícia Federal e contrariou medida cautelar que o impedia de deixar o país sem autorização. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O senador Marcos do Val já está no Brasil — usando tornozeleira eletrônica, com serviços bancários bloqueados e salário suspenso. O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que o parlamentar “deliberadamente descumpriu a imposição das medidas cautelares em claro desrespeito às decisões proferidas por este Supremo”, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes. Do Val é investigado por supostos ataques a agentes da Polícia Federal e contrariou medida cautelar que o impedia de deixar o país sem autorização.

O conservador desembarcou na manhã desta segunda-feira (04) em Brasília e, inicialmente, resistiu à abordagem da Polícia Federal. Posteriormente, foi encaminhado ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica, onde aceitou a instalação da tornozeleira. Do Val, que já cumpria medidas cautelares antes da viagem, havia entregado seu passaporte civil à PF, conforme decisão do Tribunal. Contudo, demonstrando “completo desprezo” pela Corte, viajou à Orlando com seu passaporte diplomático que deve também ser retido e, posteriormente, cancelado pelo Itamaraty. 

Veja abaixo as medidas cautelares impostas ao senador Marcos do Val, que o colocam cada vez mais próximo de seu líder, Jair Bolsonaro — ambos enfrentam restrições similares:

• Recolhimento domiciliar: proibido de sair de casa das 19h às 6h nos dias de semana e em qualquer horário nos fins de semana e feriados, exceto para sessões parlamentares;

• Proibição de uso de redes sociais próprias ou de terceiros;

• Obrigação de entregar todos os passaportes;

• Bloqueio das contas bancárias, investimentos, salários e chaves PIX;

• Bloqueio de verbas de gabinete, veículos, embarcações e aeronaves oficiais;

• Pagamento de multa, a ser estipulada pela secretaria judiciária do STF, por violação das medidas cautelares anteriores.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário