No próximo domingo (28), Curitiba será palco de uma mobilização no Dia Latino-americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto. O ato está marcado para as 10h, com concentração na Praça João Cândido, conhecida pelas Ruínas do Largo da Ordem. A marcha seguirá até a Parada LGBTQIAPN+ de Curitiba, que acontece na Avenida Marechal Deodoro.

Com lenços verdes, manifestantes vão às ruas exigir justiça reprodutiva e a garantia de autonomia sobre seus corpos. Mais do que reivindicar a legalização do aborto, o movimento defende condições reais e seguras para que todas as pessoas possam decidir sobre engravidar ou não, em quais circunstâncias e com quais formas de apoio social e de saúde.
O ato integra a agenda continental de mobilizações realizadas anualmente em diversos países da América Latina e do Caribe, onde organizações feministas, movimentos sociais e coletivos de direitos humanos chamam atenção para o impacto das legislações restritivas sobre o aborto, que afetam especialmente mulheres negras, periféricas e em situação de vulnerabilidade.
Além de fortalecer a luta pela descriminalização e legalização, a marcha em Curitiba busca dialogar com outras pautas de direitos humanos, marcando presença conjunta com a Parada LGBTQIAPN+. A convergência entre os movimentos reforça a mensagem de que a luta por autonomia, dignidade e saúde é comum a diferentes grupos historicamente marginalizados.
Serviço:
Ato pelo Dia Latino-americano e Caribenho de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto
Domingo, 28 de setembro, a partir das 10h
Concentração na Praça João Cândido (Ruínas do Largo da Ordem), com marcha até a Av. Marechal Deodoro
Bookmark